“Não queremos que a União carregue Roraima nas costas”, diz Ângela Portela

“Não queremos que a União carregue Roraima nas costas”, diz Ângela Portela

O desafio de garantir a independência econômica do estado de Roraima é diário e a senadora Ângela Portela (PT-RR) tem sido a portadora de conquistas relevantes. Na tarde desta quinta-feira (13), a senadora relatou a visita da presidenta Dilma Rousseff ao estado para entregar 747 residências do Programa Minha Casa Minha Vida. No encontro, a presidenta anunciou que mais pessoas serão beneficiadas na próxima fase do programa. Esse ponto é muito positivo, mas Ângela e a governadora Suely Campos traçaram um panorama fundamental para a independência e para o futuro de Roraima: superar a insegurança energética e promover a regularização fundiária.

No caso do abastecimento de energia, Ângela pediu providências para que as obras do Linhão de Tucuruí sejam aceleradas, para então Roraima ser incluída definitivamente no Sistema Integrado Nacional de energia. Na prática, isso quer dizer que o estado poderá receber energia de qualquer ponto do País. Atualmente, o fornecimento de energia vem das usinas termelétricas, geralmente movidas a diesel, poluidoras, caras e instáveis. O estado tem se destacado no crescimento econômico, mesmo tendo a menor população do País – cerca de 500 mil habitantes, a maior parte na capital, Boa Vista – mas a oferta de energia não cresceu na mesma proporção.

Ângela reportou à presidenta que tem participado das articulações entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente para resolver as questões fundiária e ambiental, porque no estado os agricultores e a população convivem com a preocupação de que uma nova área de conservação ambiental seja de fato criada. “Não podemos mais ceder áreas produtivas, até porque mais de 80% das terras do nosso estado já são protegidas. Queremos viabilizar Roraima como estado produtivo e isso constitui uma das prioridades do meu mandato e da sociedade”, afirmou. A área territorial de Roraima corresponde a 224 mil quilômetros quadrados, mas a maior parte é protegida.

Segundo a senadora, a presidenta prometeu olhar Roraima com o carinho que a população merece e ela disse que irá analisar as duas questões e se esforçará para ajudar a resolver.

Em relação aos demais assuntos, Dilma afirmou que mais pessoas serão atendidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, quando a fase 3 for lançada; que o programa Mais Médicos que já tem 138 profissionais trabalhando, continuará firme e forte e logo estarão prontas as 26 creches do programa Brasil Carinhoso.

Ângela foi relatora no Senado da medida provisória que criou esse programa e também foi defensora da resolução final dada pela presidenta Dilma ao problema que se arrastava há décadas: a situação dos servidores do ex-território.

Marcello Antunes

To top