“Não quero perder”, afirma Marta sobre o PLC 122

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) já está preparando o novo projeto que vai tratar da criminalização da homofobia no País. Esta proposta, que será apensada ao PLC 122/2006, está sendo discutida com diversos setores da sociedade, como igreja e entidades representativas de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Segundo Marta, o PLC 122 foi usado como base para o projeto redigido em conjunto com o senador Marcelo Crivela (PRB-RJ) e a Associação LGBT. A minuta foi entregue à Frente Parlamentar LGBT e a outras entidades ligadas ao movimento, que contribuíram com 62 sugestões de emendas. “E é utilizando essas sugestões que estamos construindo o novo projeto”, explicou a senadora Marta Suplicy.

O novo projeto deverá ser bem parecido com o PL122, que criminaliza as manifestações de homofobia e a incitação de violência baseadas na orientação sexual de qualquer pessoa. De acordo com Marta, que é relatora na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, onde a proposta aguarda votação, a maior mudança está sendo feita no artigo 20, que trata da discriminação. “Esse artigo ficou um pouco mais suave, mas continua efetivo no combate à violência”, afirmou.

Marta está confiante na aprovação da matéria. “Considerando a atual configuração, o PLC122, como está, não será aprovado. O que temos de fazer é esticar a corda no limite até onde der para avançar e, depois, apresentar outro projeto para avançar ainda mais. É assim que se avança”, explicou a senadora, que prefere dar um passo de cada vez e, assim, garantir as conquistas com solidez.

Segundo ela, nesse momento a conquista não levará ao sonho perfeito, esperado por todos. “Mas teremos mais do que temos hoje no combate à discriminação e à violência contra a população LGBT”. O objetivo de Marta é votar o projeto o mais breve possível, porém, como a senadora mesma prevê, tudo dependerá de uma negociação com todos os setores envolvidos no assunto.

Veja a entrevista da senadora Marta Suplicy

{youtube}sYv2yxIGdTM{/youtube}

Eunice Pinheiro

Leia mais

Conheça o PLC 122/2006

Marta assume relatoria do projeto que torna crime a discriminação de homossexuais e pede apoio para aprovação da matéria

Homofobia: Marta negocia aprovação de projeto

PLC 122: Marta garante que negociações para aprovação do combate à homofobia continuam

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top