Eleonora Menicucci fala sobre agenda regional para igualdade de gênero

Eleonora Menicucci fala sobre agenda regional para igualdade de gênero

A secretária especial de Políticas para as Mulheres destacou a importância de uma agenda regional sobre igualdade e gênero para autonomia das mulheresA secretária especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eleonora Menicucci, representa o Brasil, em Santiago, no Chile, da 53ª reunião da Mesa Diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe.

No evento, ela destacou a importância da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e sua articulação com a agenda regional sobre igualdade e gênero e autonomia das mulheres. No debate, representantes da sociedade civil, especialistas e governantes ressaltaram a necessidade de planos e programas para se chegar, de fato, à igualdade de gênero e à participação ativa das mulheres em todas as esferas da sociedade.

O secretário executivo adjunto da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Antonio Prado, que também participa da conferência, afirmou que o desenvolvimento sustentável sem igualdade de gênero não é desenvolvimento, nem é sustentável.

A ministra da Mulher da República Dominicana, Alejandrina Germán, disse que, após 20 anos da Plataforma de Ação em Pequim (1995), foi constatado que nenhum país chegou à plena igualdade de gênero. “A igualdade deve ser um objetivo transversal entre os 17 ODS, como parte da Agenda 2030 (adotada em setembro de 2015) para o Desenvolvimento Sustentável”, disse ela.

A 53ª reunião da mesa diretiva da Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe vai até esta quinta-feira (28), em Santiago, e é preparatória para a XIII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, que será realizada no Uruguai, em outubro, e tem como tema principal a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres como um núcleo central para alcançar o desenvolvimento sustentável.

 

 

Com informações do Portal Brasil e da Secretaria de Políticas para as Mulheres

To top