O grande desafio agora é aumentar a bancada feminina no Congresso

Ideli Salvatti: Dia Internacional da Mulher, uma data para lembrar as conquistas

A cada ano, avançamos mais na luta pelos nossos direitos. Por isso, o Dia Internacional da Mulher é uma data para lembrar nossas conquistas, como a aprovação da Lei Maria da Penha, a eleição da primeira mulher presidente da República e tantas outras mulheres que assumiram e continuam assumindo funções de chefia em empresas e instituições. Devemos comemorar também a ampliação da licença a… maternidade e agora, mais recentemente, o projeto de lei que puni as empresas que pagam salário inferior as mulheres que ocupam o mesmo cargo que um homem. Projeto esse, que a presidenta Dilma deve sancionar na próxima semana e que é mais uma medida efetiva de combate a desigualdade de condições e oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

Como mulher, mãe, avó e representante das mulheres na Política, onde fui eleita deputada estadual, senadora e hoje estou ministra, tenho a certeza que nós mulheres temos o grande desafio de aumentar nossa bancada feminina no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, nas câmaras de vereadores e nas prefeituras e fortalecer a oportunidade dada pela presidenta de construir um Executivo Federal sob a ótica feminina.

Esse é o caminho para que possamos avançar na aprovação de leis e na execução de ações que assegurem nossos direitos. Tenho um sonho de que um dia nós não precisemos mais reivindicar a cota de 30% de candidatas do sexo feminino nas chapas eleitorais partidárias, mas que tenhamos um cenário em que existam tantas mulheres dispostas a ingressar na Política, que não seja mais necessária a reserva através de cotas.

Parabenizo cada mulher, que no seu dia a dia, na conversa com seu companheiro, com seu filho, em seu trabalho ou em qualquer ambiente que esteja, luta e conquista seu espaço e batalha pelos seus direitos.

*Ideli Salvatti é ministra-chefe da Secretaria de Relações Insitucionais

 

Leia mais: 

Senado lança programa para promover igualdade de raça e gênero
 

Comissão julga anistia de mulheres perseguidas pela ditadura
 

Mulheres querem reforma política com equiparação de gênero
 

Ana Rita destaca implementação de políticas públicas de gênero

Voto das mulheres no Brasil completa 80 anos

To top