Obras em 628 km de rodovias foram concluídas em 2011

Obras em 628 km de rodovias foram concluídas em 2011

Em 2011 foram concluídas obras em 628 quilômetros (km) de rodovias em todo o Brasil, de acordo com o balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2. No ano passado, mais 746 km começaram a receber intervenções, o que ampliou a área em obras para 6.860 km, sendo que 2.293 km são duplicação e adequação e os 4.567 km restantes estão sendo construídos e pavimentados.

A melhoria da sinalização está sendo feita em mais 14.668 km e há ações para aumentar a segurança e qualidade das vias ao longo de mais 53.831 km de rodovias de todo o País. São 4.081 km em restauração, 29.528 km em conservação e outros 20.222 km com contratos de restauração e manutenção rodoviária (Crema).

Vicinais – Por meio do PAC2 está contratada a aquisição de 1.275 máquinas para 1.299 municípios em 26 estados, para construção e manutenção de estradas vicinais. A região Sul já recebeu 114 equipamentos e a Sudeste, 51. A medida beneficia os produtores familiares, pois a malha de pequenas estradas rurais colabora na redução dos custos de produção e no valor final dos alimentos para a comercialização. Além de serem usadas para abrir e recuperar as vias do campo, o maquinário pode ser usado para a construção de pequenos açudes e barragens, entre outras obras das prefeituras.

Hidrovias – Em hidrovias, foram iniciadas obras nos rios São Francisco e Tietê. Além disso, 19 terminais hidroviários estão sendo construídos, o que representa 61% das obras realizadas. No Tietê, 73% das obras de ampliação do vão da SP-425 foram realizados, assim como 85% das do vão da SP-333. No Rio São Francisco, 21% das obras de dragagem de Meleiro, Limoeiro e de outros quatro pontos críticos foram finalizados.

Portos – Foram concluídas obras como a dragagem do porto de Itajaí, a dragagem e a recuperação do berço 101 de São Francisco do Sul (SC), a dragagem e o aprofundamento dos portos de Suape (PE) e Rio de Janeiro e, ainda, a ampliação dos molhes do porto de Rio Grande (RS). Projetos de aprofundamento e de terminal de passageiros estão em andamento em Vitória (ES), Suape (PE) e Recife (PE).

Uma das obras monitoradas pelo (PAC2), o Porto sem Papel (PSP), estabelece a modernização dos sistemas portuários. A desburocratização começou pelos maiores portos do País: Santos (SP), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ). Outros 10 portos estão com a implantação do sistema em andamento. Até fevereiro de 2012, a implantação do programa já informou e autorizou mais de 7.170 navios via PSP. A previsão é de que todos os 35 portos públicos marítimos tenham o PSP concluído até 2013.

O projeto integra em um único banco de dados as informações de interesse dos agentes de navegação e órgãos públicos e elimina o trâmite de 112 documentos, em diversas vias, e 935 informações em duplicidade. A expectativa é reduzir, em média, 25% tempo de estadia de navios nos portos brasileiros.

Essa otimização do fluxo de dados eliminou aproximadamente mil campos de informações redundantes do antigo sistema e possibilita maior segurança e transparência dos processos portuários.

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