Onda de violência no Acre é enfrentada com estratégia e firmeza, relata Viana

Onda de violência no Acre é enfrentada com estratégia e firmeza, relata Viana

Jorge Viana também comemorou
retomada de voo diurno para o estadoO senador Jorge Viana (PT-AC) anunciou, nesta quinta-feira (18) que o governo, os órgãos de segurança e parlamentares acrianos estão trabalhando para combater a ação criminosa de grupos organizados que promovem atraques em pelo menos cinco municípios. Os ataques seriam uma represália à morte do assaltante Macio do Nascimento, durante uma troca de tiros com a Polícia Militar. Nascimento teria feito uma família refém durante um assalto e, ao tentar fugir, entrou em confronto com a Polícia Militar, que acabou revidando.

 

 Há informações de que a ordem dos atentados esteja partindo de dentro do presídio, comandada por grupos criminosos. Desde a noite de terça-feira (16), foram registrados pelo mens 13 incêndios e tentativas em Rio Branco e nas cidades de Cruzeiro do Sul, Senador Guiomar, Sena Madureira e Epitaciolândia. Segundo a polícia, 30 pessoas foram presas, suspeitas da onda de ataques.

 

Em pronunciamento ao plenário, Viana disse que o governador Tião Viana e as autoridades da área de segurança estão fazendo de tudo para que a população possa voltar a viver em paz. “Só com uma ação firme das autoridades da área da segurança, como estão fazendo, com o total apoio do Governador Tião Viana, nós vamos poder trazer a tranquilidade de volta”, disse.

 

 Sem antecipar detalhes, por uma questão de estratégia, o senador anunciou que terá encontros em Brasília para articular ações capazes de surpreender os grupos criminosos. “Estou certo de que as instituições juntas, com o apoio de toda a sociedade, é o melhor que podemos oferecer para derrotar aqueles que desafiam a sociedade, a estrutura do Estado, e tentam implantar o terror e o medo numa cidade como Rio Branco, que tem um povo tão querido, tão pacato, que não combina com isso e não aceita a convivência com essa violência que esses criminosos tentam nos impor”, afirmou.

Mais voos para o Acre
O senador acriano também anunciou o resultado de um esforço muito grande: serão restabelecidos os voos diurnos para Rio Branco e a ligação da capital com Manaus será retomada. “É uma informação muito importante para o povo do Acre, porque, atualmente, só se pode sair do estado por via área de 24 em 24 horas. Os voos são na madrugada e a população fica escrava dessa imposição”, explicou. “Só falta agora marcar a data do início da operação, mas já fui informado de que não vai demorar”, assegurou.

 

Para que os voos diurnos para Manaus possam acontecer, porém, é essencial que as obras nas pistas laterais do aeroporto de Rio Branco sejam interrompidas. A medida anteciparia em um mês o início da operação da linha aérea, por enquanto prevista para o final do mês de setembro.

 

“Eu espero, sinceramente, que a Infraero imediatamente possa já nos dar notícia de que vai encontrar um mecanismo para que a Gol possa operar imediatamente os voos diários e durante o dia para Rio Branco, que é um apelo, uma expectativa muito grande da população não só de Rio Branco, mas de todo o Estado do Acre”, concluiu.

 

To top