Paim cobra pagamento dos aposentados do Aerus

Senador alertou que 900 pessoas morreram antes de receber aquilo que teriam direito

Paim cobra pagamento dos aposentados do Aerus

Paim: “aposentados e
pensionistas não podem
esperar mais”

O senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou da União o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de pagar indenização de R$ 5 bilhões à Varig, o que deve beneficiar aposentados e pensionistas do fundo Aerus. Em 2006, os beneficiários receberam pela última vez a aposentadoria integral.

Faz, portanto, oito anos que os cerca de 9 mil aposentados e pensionistas contam mensalmente com apenas 8% dos valores devidos. Paim lembrou que muitos dos beneficiários morreram à espera do pagamento pelo qual contribuíram durante toda a vida.

“Cerca de 900 idosos já morreram sem receber um centavo sequer do que tinham direito. Hoje, 9 mil idosos esperam ansiosamente uma solução. Os idosos do Aerus, aposentados e pensionistas, não podem esperar mais”, reclamou o senador gaúcho.

Caminhoneiros

Paim também disse em Plenário que o projeto que altera a regulamentação do trabalho dos caminhoneiros (PL 5.943/2013) precisa ser analisado com profundidade pelo Senado. O senador lembrou que a proposta tem recebido críticas por retirar direitos conquistados pelos caminhoneiros, como a fixação da jornada de trabalho e o tempo de descanso.

Pela proposta, que altera a Lei 12.619/2012, a jornada passa de 8 horas para 12 horas e o tempo de descanso fica reduzido de 11 horas para 8 horas. Paim acrescentou que foi justamente devido à conquista desses direitos que ocorreram menos acidentes nas estradas. Desde que a lei entrou em vigor, disse ele, 1.600 vidas foram salvas.

Fonte: Agência Senado

To top