Paim comemora superação do problema de milhares de beneficiários do Aerus

Paim comemora superação do problema de milhares de beneficiários do Aerus

Paim: o Congresso finalmente resgata essa dívidaDepois de muito tempo no front de combate em defesa de 20 mil beneficiários do fundo de pensão Aerus, criado para complementar a aposentadoria e pensão de ex-funcionários da Varig, Cruzeiro e Transbrasil, o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou o desfecho dessa luta quase solitária com a aprovação na noite de ontem do projeto que abrirá um crédito de R$ 386, 26 milhões do orçamento federal para o Ministério da Previdência cumprir as sentenças judiciais. O triste é que inúmeros ex-funcionários morreram ao longo dessa jornada. “O Congresso finalmente resgata essa dívida com os trabalhadores do Aerus”, disse.

O dinheiro que será destinado ao Ministério da Previdência garantirá o pagamento de benefícios aos cerca de 10 mil aposentados e pensionistas do Instituto Aerus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos ex-empregados das empresas Varig (e suas empresas filiadas, entre elas a Cruzeiro) e Transbrasil.

A dívida é decorrente de execução provisória requerida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e pela Associação dos Funcionários Aposentados e Pensionistas da Transbrasil em 2004. No ano passado, o governo há havia aberto crédito especial no valor de R$ 248,26 milhões para as despesas relativas ao período de setembro de 2014 a dezembro de 2015 – que virou a Lei 13.062/2014.

O Instituto Aerus, no entanto, ganhou um recurso na Justiça para estender os efeitos da execução para os outros planos previdenciários administrados por ele, o que acabou reduzindo o prazo de duração dos recursos concedidos em 2014, que assim passaram a ser suficientes apenas até março de 2015. Com isso, o valor do crédito aprovado agora servirá para cobrir o período de abril a dezembro de 2015.

Os recursos necessários à abertura do crédito serão cobertos pelo superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício de 2014. “O projeto não tem contradição, desde que haja vontade política só de votar. Eles [os aposentados] ganharam ação no Supremo [Tribunal Federal], e o Congresso está desde maio para votar o projeto e não vota”, cobrou Paim em diversas ocasiões.

Mas, desta vez, o Congresso Nacional não apenas aprovou esses recursos como até a votação ocorreu de maneira simbólica – sem que deputados e senadores tivessem que inscrever seus votos. Sendo simbólica, a votação, pode-se dizer, foi por unanimidade, o que engrandece a vitória dos aposentados e pensionistas do Aerus. 

Com informações da Agência Senado

 

Leia mais:

Paulo Paim cobra análise de projeto que beneficia aposentados do Aerus

Paim pede consenso para votação de projeto em favor de pensionistas da Aerus

 

Paim quer votação imediata do projeto que regulamenta o pagamento de pensões

To top