Paim condena agressão a idosos e cobra defesa dos direitos da terceira idade

Paim condena agressão a idosos e cobra defesa dos direitos da terceira idade

Paim: dois idosos são agredidos por hora no Brasil. Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoUm dos principais defensores dos direitos dos aposentados e idosos no Brasil, o senador Paulo Paim lamentou, nessa quarta-feira (15), as diversas formas de violência contra as pessoas da terceira idade. Entre elas, as de caráter subliminar – como piadas, propagandas e programas de televisão, além da negligência e do abandono. Não bastasse isso, há ainda o abuso físico: dois idosos são agredidos por hora no Brasil, de acordo com o parlamentar. 

“Existem mais de 20 milhões de pessoas idosas no Brasil. Em 2050, haverá duas vezes mais idosos do que crianças. Portanto, o país tem que redobrar a vigilância na defesa dos seus idosos”, disse o senador. 

Ele lembrou que o Disque 100, canal do governo para receber denúncias contra idosos, dobrou os registros desde que foi criado, em 2011. “A situação é grave. A sociedade, a família e o Estado brasileiro não podem se omitir. Temos que cuidar dos nossos idosos”, alertou Paim. 

O dia 15 de junho é uma data mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Leia mais:

Proposta dobra as penas para estelionato praticado contra pessoa idosa

To top