Paim homenageia as mulheres e destaca liderança feminina

O senador também reconheceu que ainda há “muita desigualdade” ligada à questão de gênero, como a dupla jornada de trabalho e a diferença salarial.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, começou a ser celebrado no plenário Senado Federal pelo senador Paulo Paim (PT-RS), na tarde desta segunda-feira (05/02). O parlamentar ressaltou a luta feminista por maior autonomia e independência. “De um tempo em que não tinham direito a manifestar suas opiniões, em que os maridos eram determinados pelos pais e em que a escolha de seus representantes lhes era proibida, as mulheres partiram para mudanças a que hoje assistimos, admirados e orgulhosos: tornaram-se líderes”, disse em referência à presidenta Dilma Rousseff.

Mas Paim também reconheceu que ainda há “muita desigualdade” ligada à questão de gênero, como a dupla jornada de trabalho e a diferença salarial. Ele destacou que a média de horas semanais gastas em “afazeres domésticos” por sexo é de 26,6 horas para as mulheres e de 10,5 horas para os homens; e que o rendimento médio por sexo é de R$1.154,61 para homens e R$759,47 para mulheres. Segundo o senador, “esses são apenas alguns dados que deixam clara a importância da luta permanente em relação ao preconceito que ainda existe”.

O petista ainda falou sobre a violência contra a mulher. Ele lembrou de alguns passos importantes que foram dados com vistas a extinguir esse tipo de ocorrência, como a Lei Maria da Penha. Entretanto, confessou que a violência “ainda é forte” e motivo de vergonha para toda a humanidade.

Veja a íntegra do pronunciamento do senador Paulo Paim.

To top