Paim questiona projeto da Câmara que acaba com identificação de transgênicos

Paim questiona projeto da Câmara que acaba com identificação de transgênicos

Paim: Eu não tenho nada contra os transgênicos. Mas, por que não permitir que se diga se o produto é ou não é transgênico?O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou, nesta quarta-feira (09), em plenário, o recebimento de ofício do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Presidência da República (Consea), destacando a preocupação da entidade com os alimentos transgênicos.

Segundo Paim, a presidenta do Consea, Maria Emília Lisboa Pacheco recomendou ao Senado, em documento, a não aprovação do PLC 34/2015. O projeto, já aprovado pela Câmara, altera a Lei de Biossegurança para liberar os produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos quando esta se der em porcentagem inferior a 1% da composição total do produto alimentício.

“Eu não tenho nada contra os transgênicos. Mas, por que não permitir que se diga o que é produto transgênico e o que, não é? ”, questionou o senador.

Paulo Paim ainda elogiou o relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) que apresentou relatório contrário à Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

“Considero a proposta original inadequada. Não vejo sentido nenhum nessa proposta. Uma vez que fere diretamente o direito do consumidor. Se quero consumir produtos orgânicos e não transgênicos, tem que ser um direito meu. Nem por isso sou daqueles que vai proibir a produção de transgênicos”, disse.

O senador reforçou que não pode apoiar, de forma alguma, uma iniciativa que retire do consumidor o seu direito de escolha.

Confira o PLC 34/2015

 

Saiba mais sobre o Consea

 

To top