Para Paim,encíclica papal sobre o clima deve influenciar no processo político

Para Paim,encíclica papal sobre o clima deve influenciar no processo político

Paim: “A encíclica sustenta que o respeito pela ordem natural se faz tão necessário na ecologia quanto nas relações humanas”O senador Paulo Paim (PT-RS) disse, nesta segunda-feira (28), em plenário, que a Encíclica papal, primeira do Papa Francisco, “tem tudo para se tornar uma das realizações mais importantes da era moderna”.

Denominada Laudato Si ou Louvado Seja, nesta encíclica – carta em que o Papa trata de um tema da doutrina católica, o Papa chama a humanidade a cumprir seu dever moral de proteger o planeta, o meio ambiente, o ecossistema. “De grande qualidade e profundidade, o texto é escrito de forma que qualquer pessoa consegue ler e acompanhar o raciocínio”, destacou Paim.

Para o senador, a Laudato Si continuará a ter enorme repercussão. Um dos motivos para isso, de acordo com Paim, é o momento crítico em que ela veio a público, com o objetivo específico de influenciar um processo político, já que os próximos meses são fundamentais para as negociações que há anos vêm sendo realizadas sobre a redução de emissões de carbono.

O senador lembrou que, em janeiro deste ano, o Papa veio a público e destacou que a encíclica seria divulgada antes da realização da COP 21 – que ocorrerá entre novembro e dezembro, em Paris. “Espero eu que os negociadores em Paris sejam mais corajosos em defesa da vida, em defesa do meio ambiente. É o ser humano, em grande parte, quem tem responsabilidade pelas alterações climáticas. De certa forma, tornamo-nos donos da natureza, da mãe Terra. O homem foi longe demais, com a multiplicação das evidências de que o aquecimento global vem se acelerando, o atual momento de preparação para a COP-21 tornou-se crucial”, destacou o senador, citando palavras ditas pelo Papa Francisco.

A nova encíclica, segundo Paim, é um documento ambicioso e ousado, que torna clara a posição de defesa do consenso científico expresso nas conclusões de 2014, alcançadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

“A encíclica sustenta que o respeito pela ordem natural se faz tão necessário na ecologia quanto nas relações humanas, e argumenta a favor da ecologia integral como uma mentalidade necessária para se enfrentar os desafios comuns do desenvolvimento e do meio ambiente, defendendo que, embora a ação dos governos possa ajudar, somente uma convenção moral, levando à disciplina e à autolimitação, é efetivamente capaz de enfrentar o desafio com que estamos confrontados       “, salientou.

O documento Louvado Seja se divide em quatro temas relacionados a ecologia: o chamado para sermos os protetores é integral e abrangente; o cuidado da criação é uma virtude em seu próprio direito; iremos e devemos cuidar daquilo que prezamos e reverenciamos; e o chamado para o diálogo e uma nova solidariedade global, meio ambiente e social.

 

Leia mais:

 

Viana destaca relevância da “encíclica verde” divulgada pelo Papa Francisco

To top