Passaporte Verde une turismo sustentável e inclusão social

Governo apresenta, em escala global,  a campanha do Brasil em defesa do turismo com responsabilidade ambiental.

O governo brasileiro apresentou hoje a campanha internacional “Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo”, no âmbito das ações preparatórias para a Rio+20. O objetivo da iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e Turismo (Mtur), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é  destacar o Brasil como incentivador do turismo sustentável em todo o planeta.

A campanha, de âmbito mundial, também pretende estimular o turista a refletir sobre suas escolhas e seus padrões de consumo nos destinos que visita, com o propósito de conscientizá-lo da necessidade de cada um contribuir para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida das pessoas nos locais visitados.

“O Passaporte Verde traduz o termo sustentabilidade para o cidadão comum, além de informar sobre as escolhas sustentáveis ao viajar e conhecer novos lugares e culturas”, afirmou a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no lançamento do programa.
O slogan da campanha – “Turismo sustentável por um planeta vivo” – será divulgado, em vários idiomas, nas mídias digitais e sociais. Além do site oficial (siga o link abaixo),  a estratégia de comunicação do governo ainda  inclui uma página no facebook, para articulação e divulgação suas ações. Todo o material da campanha está disponível para download. 

No conteúdo oferecido aos visitantes do site, são apresentadas inúmeras orientações para um turismo ecologicamente consciente. Isso inclui desde a escolha do destino, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), serão distribuídos guias educativos nos principais hotéis da cidade, incluídos também nos kits para as delegações internacionais que chegarão ao Rio de Janeiro. 

“A partir desta experiência com a Rio+20, consolidaremos as ações para atender aos grandes eventos no Brasil: a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, disse Allan Milhomens, Gerente de Projetos do MMA e coordenador da campanha Passaporte Verde. 

“Há um grande interesse, dentro das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para a ‘Copa Verde’, de incluir o Passaporte Verde como uma das agendas por uma Copa mais sustentável. As 12 cidades-sedes deverão ser integradas nas ações”, completou. A cidade histórica de Paraty, no litoral Sul do Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar o projeto piloto da campanha. O município está implementando várias iniciativas de políticas e posturas compatíveis com o turismo sustentável. Entre elas, destacam-se: 

      • Melhoria da infraestrutura básica;
      • Inclusão das comunidades tradicionais locais;
    • Fortalecimento de ações de sustentabilidade;
    • Implementação de programas de educação ambiental;
  • Fomento de projetos de ecoturismo de base comunitária;
    • Melhoria do sistema de abastecimento de água da população permanente e dos visitantes;
  • Orientação e promoção de mudança de hábitos dos moradores e dos turistas;
    • Orientação dos profissionais e empresários diretamente relacionados com setor turístico sobre práticas sustentáveis;
    • Busca de soluções para a questão do crescimento urbano desordenado. 

Rio+20

O Comitê Nacional Organizador da Rio+20 criou perfis no Twitter, no Facebook e no Youtube.  De hoje até o fim da Conferência, esses canais disponibilizarão informação atualizada sobre a Rio+20, os temas em discussão e as posições do Brasil. Os usuários das redes sociais poderão acompanhar notícias em tempo real e enviar suas questões e seus comentários.
20.

Siga os canais oficiais do Brasil na Rio+20:

http://www.passaporteverde.gov.br/

www.twitter.com/Rio20Brasil

www.facebook.com/Rio20Brasil

Para saber mais sobre o Passaporte Verde, assista ao vídeo da Campanha 

agenda Total Tio+20

Informações do Ministério de Relações Exteriores

Matéria publicada no site do Ministério de Relações Exteriores, assinada pela jornalista Cristiane Assis

To top