Paulo Paim aponta a democracia como o melhor caminho para a humanidade

Paulo Paim aponta a democracia como o melhor caminho para a humanidade

Paim: “Nossas instituições, embora, alguns duvidem, continuam firmes”O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta quarta-feira (16), a democracia como o melhor caminho para todos os povos do mundo e para toda a humanidade. Desde 2007, o dia 15 de setembro é considerado o Dia Internacional da Democracia. Data instituída pela ONU.

“Nessa data, temos que lembrar e avaliar o caminho que o Brasil trilhou até aqui e os desafios que hoje se apresentam. Sempre em frente, sem abrir mão da nossa querida democracia”, disse.

Para o senador, inúmeros elementos comprovam a contínua construção da solidez democrática no Brasil, retomada na década de 80, com o fim do período ditatorial.

“Nossas instituições, embora, alguns duvidem, continuam firmes, tem demonstrado estabilidade, transparência e amadurecimento. Seja por um judiciário independente, a garantia da liberdade de imprensa, as demandas e os direitos dos cidadãos tem que ser ouvidos e protegidos”, apontou.

Além disso, avanços nos direitos das mulheres, negros, idosos e outros, de acordo com o senador, ilustram o amadurecimento da política e da nossa democracia brasileira.

De acordo com Paim, o fato de as minorias terem participação cada vez mais ativa nas decisões de governo é fundamental. “A democracia resulta da vontade do povo, de todo povo. Porque somente o povo é que garante a expressão maior: ‘Pátria somos todos’”, disse. “Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, emendou.

O fato do País passar por um momento de crise e de desafios, segundo Paim, levanta preocupação, mas a democracia há de continuar viva e mais firme do que nunca. “É na maior participação popular, no diálogo com os movimentos sociais e na convergência que alcançaremos o objetivo comum a todos nós. Devemos fortalecer ainda mais nossas instituições, garantir ainda mais os direitos e liberdades do nosso povo”, resumiu.

O desenvolvimento econômico do País, a igualdade de condição no acesso à saúde, educação e renda, para Paim, são elementos que aos poucos temos batalhado para alcançar e certamente “vamos continuar fazendo acontecer”.

“Avançamos muito na educação, com o Prouni, as cotas, com o SUS, com os milhões que saíram da pobreza, com a elevação do salário mínimo, com os estatutos do Idoso, da Igualdade Racial, da Pessoa com Deficiência, da Criança e do Adolescente, da Juventude. Fizemos muito, mas ainda há muito o que fazer”, destacou.

Leia mais:

Margaridas querem democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade

 

To top