Paulo Paim chama atenção para direitos dos idosos

O senador petista destacou o envelhecimento da população – até 2025, o Brasil será o 6ª em número de idosos.

Paulo Paim chama atenção para direitos dos idosos

A sociedade brasileira está envelhecendo e, de acordo com a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2025 o Brasil será o país com a sexta maior população de pessoas idosas no mundo. Ou seja, a questão dos direitos dos idosos é o do interesse de todos os brasileiros.

Esse foi o tom do pronunciamento proferido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) nessa segunda-feira (25/06). Ele destacou que esta nova realidade exige uma constante readequação das políticas públicas voltadas à defesa dos direitos dos idosos.

“Necessitamos oferecer aos idosos adequado tratamento preventivo e médico-hospitalar, com a crescente formação de geriatras – que cuidam da saúde do idoso – e de gerontólogos, que estudam o próprio fenômeno biológico do envelhecimento – disse”.

O senador gaúcho afirmou que o Estado e a sociedade têm o dever de amparar as pessoas idosas e ressaltou a importância do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – órgão que integra a Secretaria de Direitos Humanos da República e tem como incumbência zelar pela aplicação da política nacional de atendimento ao idoso, dar apoio aos Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos do Idoso e apoiar a promoção de campanhas educativas sobre esses direitos.

“Acredito que nós haveremos de construir um país em que o respeito, a consideração, a paciência, o zelo e a gentileza a cada brasileiro mais vivido sejam garantidos não apenas pelo Estado, mas por todos os membros da sociedade”, afirmou.

Com informações do site do senador Paulo Paim e da Agência Senado

To top