Paulo Paim fica no PT e defende união com outros partidos

Paulo Paim fica no PT e defende união com outros partidos

O senador anunciou na noite de segunda-feira (11) a decisão permanecer no partido ao qual é filiado há mais de 30 anos

O senador Paulo Paim (PT-RS) declarou, em entrevista à Agência PT, nesta terça-feira (12), que a decisão de permanecer no Partido dos Trabalhadores deve-se ao “total e irrestrito” apoio que recebeu para dar continuidade a defesa das causas em que acredita no Congresso Nacional, inclusive contrárias a decisões do governo federal.

“Figuras emblemáticas do PT do RS, que respeito muito, diante dessa possibilidade de eu sair, fizeram algumas ponderações, ressaltam nosso ideal, nossa luta, e concluíram que se alguém tiver que sair que seja quem não está de acordo com as causas históricas do partido”, disse, à Agência PT de Notícias, o senador filiado há mais de 30 anos ao PT.

A decisão foi anunciada na noite dessa segunda-feira (11), após reunião na sede do partido em Porto Alegre (RS), com a presença do presidente estadual da sigla, Ary Vannazzi; do presidente de Honra do PT-RS, Olívio Dutra; e outras lideranças petistas.

Segundo Paim, as “duras” críticas que faz à política econômica do atual governo, em especial as reformas trabalhista e previdenciária, o fizeram a enfrentar “certo constrangimento”. O senador ressaltou, no entanto, que as propostas defendidas por ele são causas históricas do PT e que “sempre” teve o apoio de petista de base, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O PT me dá total aval para defender as causas em que acredito, e para as quais fui eleito. Em nome do PT-RS, recebi respaldo para dar continuidade a essa batalha e seguir a defesa da democracia que tenho feito pelo Brasil, contra os movimentos do impeachment da presidenta Dilma Rousseff”, afirmou.

Paim disse ainda que o momento é de construir pontes com partidos com ideias semelhantes e que isso tem sido feito com muita intensidade. “Este é um momento em que temos que aglutinar, unir forças para lutar o bom combate”, disse, referindo-se a conversas, tratativas e diálogos já em andamento para reunir parlamentares e lideranças de diversos partidos.

Para o senador, é importante manter os ideais que norteiam a sua trajetória e quanto mais forças dispostas a trabalhar neste sentido, melhor para o trabalhador e para os aposentados brasileiros.

“O respaldo que me deram para falar em nome do PT do Rio Grande do Sul, para falar em nome do PT de origem, me deixou numa posição favorável para permanecer”, completa.

Sobre o peso da opinião dos eleitores na decisão, o senador disse que sua base no estado gaúcho tem grande “sintonia” com o mandato do petista. “Eles entendem que o melhor lugar para eu defender essas causas é no PT”, afirma.

Leia a íntegra do documento apresentado após a reunião da Executiva do PT-RS:

“Nota conjunta da Executiva Estadual do PT/RS com o Senador Paulo Paim

O Partido dos Trabalhadores do RS em reunião de sua Executiva Estadual com o Senador Paulo Paim entende:

1. Que o conjunto das preocupações pautadas sobre os rumos da política econômica e dos ajustes propostos pelo Governo Federal não correspondem ao programa eleito nas eleições de 2014, posições já expressas no Congresso Estadual do PT/RS.

2. O PT/RS reafirma o compromisso com as causas defendidas pelo Senador Paulo Paim em toda sua militância e nos seus mandatos na Câmara e no Senado, em consonância com os movimentos sociais e sindical tais como, a luta pela igualdade de gênero e racial, os direitos da juventude, pela acessibilidade universal, dos direitos dos trabalhadores aposentados e pensionistas e as demais pautas oriundas das lutas sociais, e tudo que se refere a inclusão com cidadania.

3. Debatemos na reunião o afinamento das relações entre o partido e o mandato, e priorizando os detentores de mandato para as disputas nos pleitos, respeitando o Estatuto Partidário.

O Senador apresentará a síntese do debate da Executiva, em reunião de seu coletivo político a tarde para avaliar as propostas aqui formalizadas.

Porto Alegre, 11 de janeiro de 2016”

Com informações da Agência PT de Notícias

 

To top