Petistas denunciam campanha pela alta dos juros

 

“Há uma aposta em interesses egoístas,
que são os interesses dos poucos que
ganham com o aumento dos juros”

O noticiário alarmista sobre a suposta “disparada dos preços” e “descontrole da inflação” tem o claro objetivo de favorecer a retomada de uma política de juros altos, já praticada no Brasil e que só favoreceu à minoria que vive da especulação. “Com a o crescimento dos juros, alguns poucos conseguem ganhar fortunas da noite para o dia. Mas o prejuízo para a imensa dos brasileiros é enorme”, alertou o líder do PT, Wellington Dias (PI), em discurso ao Plenário na noite desta quinta-feira (11). “Espanta essa torcida pela alta dos juros”, lamentou.

O pronunciamento de Wellington foi uma resposta à fala do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que mais cedo havia acusado o Governo Federal de “leniente” com a inflação. O senador Aníbal Diniz (PT-AC) também rebateu a fala do tucano. “Nos 10 anos de governo Lula e Dilma, a inflação sempre esteve dentro da meta”, lembrou Aníbal. Apenas em 2013, o aumento de preços extrapolou a meta, e em 0,09%, segundo o IPCA.

Para Wellington Dias, as apostas na inflação e a clara intenção de amplificar a alta dos preços na imprensa seguem uma agenda que nada tem a ver com os interesses do País. “Há uma aposta em interesses egoístas, que são os interesses dos poucos que ganham com o aumento dos juros”, acusou o líder do PT. “Infelizmente, a oposição e parte da mídia fazem eco a esses interesses, chegando a apresentar, no Congresso Nacional, projetos para uma suposta independência do Banco Central, que seria a independência apenas de aumentar juros e beneficiar poucos”.

As “declarações combinadas”, afirmou Wellington, favorecem aos que “vivem da jogatina”. Essa campanha busca manipular a memória dos

anibal_1104

  “Nos 10 anos de governo Lula e Dilma,
  a inflação sempre esteve dentro da meta”

brasileiros, que já viveram a hiperinflação e sabem que quem mais perde com o descontrole dos preços são os assalariados e o setor produtivo.

Para Wellington, os melhores indicadores para se medir a estabilidade da economia é o crescente nível de emprego, a capacidade que o Brasil tem demonstrado de resistir à crise internacional e o crescimento dos diversos setores. “Claro que não vamos descuidar da inflação, o governo tem demonstrado isso e está comprometido com isso”. 

Aníbal Diniz também avalia que “há sempre uma torcida do mercado no sentido de fazer com que os preços aumentem, que a inflação aumente e que os juros também aumentem, porque alguém ganha com isso e não é o povo”, mas apelou aos “rentistas que querem o aumento da inflação se contenham, porque a inflação causa muito mal ao povo brasileiro e nós queremos o seu controle”.

O fato de a taxa de inflação ter ficado acima do teto da meta, diz o senador acriano, tem gerado todo tipo de interpretação. “Temos duas leituras: de um lado, o suspense sobre se o o Comitê de Política Monetária do Banco Central irá aumentar, na semana que vem, a taxa de juros básica da economia, como parecem desejar os chamados rentistas, aqueles que lucram com o aumento da inflação, com o aumento dos juros. De outro lado, notícias reconhecendo a tendência de queda da inflação”.

 Cyntia Campos

To top