Pimentel critica anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil

Pimentel critica anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil

Foto: Alessandro DantasO senador José Pimentel (PT-CE) apresentou, na noite desta segunda-feira (21), requerimento à comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a realização de audiência pública que debaterá o plano de reestruturação do Bando do Brasil. No requerimento, Pimentel solicita a presença do presidente do banco, Paulo Caffarelli, para esclarecer os objetivos do fechamento de 781 agências e da redução de até 18 mil funcionários, em todo o Brasil.

Na justificativa do requerimento, o senador afirma que “por serem mudanças radicais na estrutura do Banco do Brasil, entendo ser de grande importância o debate com o presidente da instituição”. Segundo Pimentel, a reestruturação refletirá na redução da oferta de crédito, especialmente à micro e pequena empresa e aos agricultores. “Essa decisão do banco, em reduzir agências e funcionários, lembra as ações entreguistas da época do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que promoveu a redução de agências, na década de 1990”, disse.

Enxugamento – Segundo o plano anunciado, o Banco do Brasil fechará um total de 781 agências em todo o Brasil, incluindo as capitais dos estados e do Distrito Federal, além de municípios. Deste total, o banco pretende manter 379 pontos com estruturas bem reduzidas, os chamados postos de atendimento.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro serão as mais afetadas. Em São Paulo, 97 agências serão fechadas. Já a cidade do Rio de Janeiro perderá 46 agências do BB.

Ceará – No Ceará, as 10 agências que deixarão de existir estão em Fortaleza e em Novo Oriente. São elas: 3471 (Avenida Monsenhor Tabosa), 3647 (Santos Dumont), 4438 (Ministério da Saúde), 4440 (DNOCS), 4441 (Ministério da Fazenda), 4465 (Aeroporto Pinto Martins) e 5049 (Lagoa de Messejana), a 4436 (Fórum C. Bevilaqua), 4985 (Assembleia Legislativa) e a 1296 (Novo Oriente). Em três dessas agências, o banco pretende operar por meio de um posto de atendimento.  

Assessoria do senador José Pimentel

Leia mais:

Teto é teto e deve ser respeitado. Nenhum servidor público deve ganhar mais do que R$ 33,7 mil

PEC da Maldade embute outras ameaças a direitos dos trabalhadores, alertam especialistas

 

 

To top