Pimentel destaca transformações positivas do país

O senador José Pimentel (PT-CE) disse nesta segunda-feira (21) que os resultados do Censo 2010, divulgados recentemente pelo IBGE, confirmaram as transformações positivas no país desde a redemocratização do país, como o avanço na educação e a redução dos casos de gravidez na adolescência.

“Reduzimos o número de nascimentos e aumentamos o contingente de estudantes e o nível do ensino. Em 2000, 5,5% das crianças de sete a 14 anos não estavam na escola. O índice caiu para 3,1% em 2010. Na faixa etária entre 15 e 17 anos, 22,3% estavam fora das salas de aula no ano 2000. Em 2010, foram 16,7%”, observou.

Pimentel assinalou que o aumento no número de alunos também significou menos analfabetismo, com redução de quatro pontos percentuais na população com 15 anos ou mais, embora ainda exista um enorme contingente de analfabetos funcionais. “A qualidade de vida também melhorou. Hoje, mais de 80% dos domicílios brasileiros são atendidos por rede de abastecimento de água e 97,8% contam com energia elétrica”, afirmou.

Como resultado da melhoria na estrutura urbana, Pimentel ressaltou que apenas 3,4% de todas as mortes no país em 2010 ocorreram antes do primeiro ano de vida, sendo que o índice era de 23,3% em 1980. O senador reconheceu que é preciso garantir saúde, segurança e oportunidades iguais a todos e, para isso, todos devem zelar pela democracia.

“Temos muito a comemorar, mas com a consciência de que também ainda há muito a ser feito. Não podemos ter nenhuma criança fora da escola ou sequer um analfabeto, além de proporcionar excelência no ensino público”, disse.

Agência Senado

Leia a íntegra do discurso do senador José Pimentel

To top