Pimentel lança cartilha em que alerta para os riscos da reforma da previdência de Temer

Marcello Antunes

 Ex-ministro da Previdência Social durante o segundo mandato de Lula, o senador José Pimentel (PT-CE) tem experiência de sobra para apontar os malefícios embutidos na Reforma da Previdência encaminhada pelo governo de Temer ao Congresso Nacional. Para mostrar isso, lançou uma cartilha explicando cada uma das medidas. Todas, sem exceção, só prejudicam os trabalhadores da ativa e os aposentados.

“O futuro da previdência como sistema justo e solidário está em risco e todos os brasileiros devem se mobilizar para evitar que o Congresso Nacional aprove as novas regras”, afirma.

Logo na abertura da cartilha Pimentel diz que a reforma de Temer estimula uma corrida dos brasileiros aos planos de previdência privada. Seria uma forma de Temer pagar aos banqueiros pelo apoio recebido na estratégia de tirar Dilma da presidência da República por meio de um impeachment sem crime de responsabilidade.

Entre as maldades contidas na PEC 287/2016 (Reforma da Previdência) está o aumento da idade mínima para se aposentar (65 anos) para homens e mulheres. Mas há outras perdas, como a obrigação de a pessoa contribuir por 49 anos ao INSS para ter direito ao teto da previdência como aposentadoria – o valor hoje é de R$ 5.189,00. “Em outras palavras, essa reforma está criando a oportunidade para que os banqueiros aumentem ainda mais seus lucros”, critica o senador.

 

Leia mais

 

Cartilha sobre a Reforma da Previdência

 

To top