Pinheiro: ampliar conectividade ainda é o grande desafio para competitividade

“É preciso resolver os problemas de redes, com qualidade e eficiência, ampliando o compartilhamento de espectro e infraestrutura”

Cada dia mais os avanços científicos e tecnológicos e as inovações trazem novas soluções e também novos desafios. A inovação, seguida do aumento constante do tráfego de informações, com diversas mídias, amplia o desafio de maior conectividade e infraestrutura de rede. São temas desafiadores que tomaram conta dos debates na manhã desta quarta-feira (27) durante a edição deste ano do GSMA Mobile World Congress 2013 – evento mundial de tecnologia móvel que acontece em Barcelona, na Espanha.

Aumentando o acesso, amplia também a necessidade infraestrutura das redes, destacou o senador Walter Pinheiro (PT/BA), que participa do evento, como membro da CCT, Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal. “O problema do volume de tráfego com maior acesso, maior utilização dos serviços como de vídeo e imagem, a exemplo das transmissões na área de saúde e tele educação, assim como a segurança e o acesso dos usuários como as transmissões de voz e dados. É preciso resolver os problemas de redes, com qualidade e eficiência, ampliando o compartilhamento de espectro e infraestrutura”, lembra.

Segundo Pinheiro, outro debate importante para o Brasil: a administração do espectro de freqüência. O que determina um papel decisivo para Anatel. O problema da freqüência caminha lado a lado com o problema das antenas’, conclui.

Desafios

“Inovação para permitir acesso aos serviços de saúde e educação para todos os lugares com cobertura e acesso a todos os serviços”, explica Pinheiro. O sucesso das novas tecnologias converge com a capacidade de ampliar o acesso da população aos serviços e voltou a ser foco do debate da delegação brasileira em encontro com os representantes da Cisco Sistemas. “Foram vários questionamentos. O debate sobre a conectividade de todas as coisas. Como garantir a qualidade? Como acesso a todos? Como garantir a segurança da informação? Como garantir os serviços para todos?”.

Inovação e saúde

A qualidade e eficiência na transmissão de informações e imagens são fundamentais na área de saúde, por exemplo, explica Pinheiro: “é preciso garantir que na transmissão as informações de saúde, por exemplo, chegue com uma imagem de qualidade, reduzindo a latência. Assim, a experiência de um profissional que está mais distante, em centros mais avançados, será transmitida com precisão e o profissional terá a certeza de que as informações e imagens serão disponibilizadas a todos os participantes daquela experiência”.

Troca de experiências e parcerias

Pela manhã, outro encontro da delegação brasileira promoveu uma série de troca de informações com experiências de outros governos, como da Catalunha. “Também dialogamos com representante do governo da Catalunha para parcerias nas áreas de mobilidade, soluções para cidades, saúde, educação, logística, dentre outros”, informa Pinheiro.

Rede, Regulação, Qualidade, Eficiência, Latência e Cobertura são temas constantes nas rodas de debates do evento, que termina nesta quinta-feira, fechando a edição deste ano. O programa da conferência traz a oportunidade de várias trocas de informações sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, inovação tecnológica, oportunidades de mercado, a próxima geração de serviços e dispositivos que estão moldando as comunicações móveis no mundo.

Leia mais:

Brasil apresenta novas tecnologias para avanço social e econômico

Evento mundial de tecnologia traz soluções para cidades e população


To top