Pinheiro apóia implantação de Academias da Saúde

Pinheiro apóia implantação de Academias da Saúde

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) está fornecendo apoio às 164 prefeituras dos municípios baianos contemplados com a primeira do programa Academia da Saúde, destinado a estimular a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer. O programa foi criado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) em sua gestão como secretário de saúde de Recife e hoje faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de potencializar elementos da cultura local para produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações.

Além da criação de espaços e a implantação de equipamentos para a realização de atividades físicas, as Academias da Saúde contarão com profissionais qualificados para orientar a prática de exercícios. “O programa está focado justamente na prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo e pretende contribuir para a melhoria da saúde da população, preservando a vida e estimular hábitos saudáveis”, explica Pinheiro. “Muito melhor do que tratar a doença na rede hospitalar é prevenir sua existência, por meio do esporte, do lazer e da orientação nutricional”.

O Academia da Saúde é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, estados, municípios e Poder Legislativo. O desenvolvimento das ações contará com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada NASF pode ter até três polos do programa vinculados ao núcleo.

O diretor do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Heider Pinto, informa que as atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.). Também deverão ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física.

Com informações da assessoria do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

Academia da Cidade é destaque na promoção à saúde

Academias das Cidades custam menos que leito de UTI

To top