Pinheiro articula com MEC a implantação de curso de medicina

Walter Pinheiro e a senadora Lídice da Mata disseram que a UFRB possui estrutura adequada, que poderá funcionar no Centro de Ciências da Saúde.

Pinheiro articula com MEC a implantação de curso de medicina

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reuniram-se na tarde dessa quarta-feira (21/03) com o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, para reivindicar a implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Durante encontro na liderança do Governo no Senado, os senadores asseguraram que a universidade possui estrutura adequada para abrigar o novo curso, que poderá funcionar no Centro de Ciências da Saúde.

Pinheiro lembrou que o município de Santo Antonio de Jesus, onde funciona um campus da UFRB, é um dos maiores da Bahia, com cerca de cem mil habitantes, onde já existe um dos maiores hospitais regionais, com mais de 150 leitos e 20 unidades de UTI. “A Bahia forma poucos profissionais de medicina e precisa ter oferta de cursos no interior, para uma distribuição mais razoável dos profissionais da área médica em todo o estado. A Bahia teve cinco novos grandes hospitais inaugurados desde o início da gestão do governador Jaques Wagner, e precisa ampliar a formação de quadros médicos”, destacou Pinheiro.

Mercadante disse que diversos estudos vêm sendo realizados pela pasta para instituir novos cursos de medicina em universidades federais do interior do Brasil, e se mostrou sensível à demanda do Estado. Na ocasião, os senadores entregaram ao ministro um documento que expõe detalhadamente o pleito da Bahia, assinado também pelo senador João Durval (PDT-BA). Também participou da reunião o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB).

Com informações do site do senador Walter Pinheiro

To top