Pinheiro articula parcerias para Parque Tecnológico

Empresários da Alemanha estão interessados em parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia para desenvolver softwares no Parque.

O líder do PT e da Base de Apoio ao Governo no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), está empenhado em consolidar parcerias para o Parque Tecnológico da Bahia. Este, inclusive, foi um dos principais motivos da viagem do parlamentar à Europa na última quinzena de fevereiro. Ele quer atrair empresas como a alemã B. Braun e a norueguesa Laerdal Medical para o parque baiano. “A B. Braun fabrica máquinas de diálise, próteses, materiais de higienização e realiza pesquisas em terapia celular. Dos 10 mil moradores da cidade alemã de Melsungem, cinco mil trabalham na empresa”, descreveu Pinheiro, responsável por abrir o diálogo da empresa com o Governo da Bahia em 2011.

Pinheiro também investiu na conquista de empresas do ramo das comunicações, durante o GSMA Mobile World Congress 2012, congresso de tecnologia móvel que reuniu, na semana passada, as maiores operadoras e empresas do setor, na Espanha. As tratativas iniciadas pelo líder correspondem às áreas prioritárias do parque, que é concebido em três eixos centrais: inovação, tecnologia e ciência.

O trabalho do senador já começou a colher alguns resultados. Tanto que, na última quinta-feira (01/03), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) recepcionou um grupo de empresários da Alemanha interessado em fazer parceria com pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para desenvolver softwares no Parque. Representantes do Instituto Fraunhofer, que já há três anos desenvolve trabalho conjunto com a UFBA, conheceram as instalações do parque para a implementação do projeto futuro que integrará as duas instituições.

A comitiva ficou impressionada com a estrutura do Parque e com a arquitetura avançada do empreendimento. O empresário Michael Wenk, do Parque Tecnológico da cidade de Kaiserslautern, destacou os incentivos que o governo baiano vai dar para as empresas que se instalarão no parque, como a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%. Segundo ele, o governo alemão dá algum suporte para as empresas que se instalam no Parque Tecnológico, mas apenas de 15% a 20% do valor investido e sem desconto de imposto, como aqui na Bahia.

Empreendimento já atraiu investimento de R$ 50 milhões

O Parque Tecnológico baiano já recebeu investimento de mais de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos, recursos oriundos do Governo da Bahia e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com a inauguração prevista ainda para este ano, o empreendimento vai abrigar empresas de base tecnológica, centros de pesquisas, universidades e incubadoras de empresas. Ele terá um papel fundamental na diversificação da economia do estado, com a criação de empregos qualificados, melhoria da competitividade das empresas locais e criação de imagem positiva para Salvador como centro de negócios de alto valor agregado. As áreas prioritárias serão biotecnologia e saúde, energia e ambiente, tecnologia da informação e da comunicação, além de cultura e turismo.

Um edital público, que teve resultado divulgado no final de 2011, selecionou quatro empresas âncoras para desenvolver pesquisas aplicadas no novo Parque Tecnológico da Bahia – IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia S.A., Indra Brasil S.A. e Portugal Telecom. Além dessas empresas, vão atuar também no TecnoCentro, o prédio central do Parque Tecnológico da Bahia, e sete institutos de pesquisa – Ufba/Fraunhofer, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Senai/Cimatec, Instituto Federal da Bahia (Ifba), Bahiafarma, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e Bioinformática. O local abrigará ainda uma incubadora de base tecnológica e dez empresas baianas já demonstraram interesse em se instalar no parque.

Com informações da Secti e da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

 

Leia mais:

Pinheiro conhece centros de emergência avançados

Pinheiro e Paulo Bernardo debatem expansão da telecomunicação do Brasil

Na Alemanha, Pinheiro discute cooperação tecnológica

To top