Pinheiro defende estruturação do Estado para melhorar serviços à população

Pinheiro defende estruturação do Estado para melhorar serviços à população

Pinheiro: diversas categorias que pedem aumentos salariais mostram que o serviço público não está bem estruturadoA melhora no atendimento aos cidadãos pelos serviços públicos passa pela valorização e o respeito aos servidores. Para isso, é preciso que haja uma “verdadeira estruturação do Estado” e de suas carreiras. É o que defende o senador Walter Pinheiro (PT-BA).

“É importante que a gente faça um clamor por uma verdadeira estruturação do Estado e, principalmente, um respeito à figura do servidor público como, efetivamente, aquele capaz de fazer este Estado chegar principalmente aos mais pobres deste País”, afirmou o parlamentar em discurso ao plenário, nesta terça-feira (29).

Pinheiro disse que as diversas categorias que pedem aumentos salariais mostram que o serviço público não está bem estruturado. O senador acredita que o Estado precisa definir de forma clara quais são as funções inerentes à estrutura pública e que merecem planos de carreira e de salários mais modernos, para evitar a evasão de profissionais e estimular o servidor público.

Ele citou como exemplo a importância de ter na esfera pública profissionais “gabaritados” na área da agricultura, com “excelência” em pesquisa. Esses servidores, segundo Pinheiro, auxiliam a chegar aos pequenos produtores serviços de qualidade, com o intuito de aperfeiçoar a atividade econômica.

“Que estado que nós precisamos ter para continuar enfrentando as crises e prestando o serviço à população brasileira? É esse debate que eu sinto a ausência, é esse debate qualificado que eu não vejo”, explicou o parlamentar.

Leia mais:

Fátima apoia ajuste, mas pede revisão para congelamento de salário de servidor

To top