Pinheiro fala nos EUA sobre saúde no Brasil

Pinheiro fala nos EUA sobre saúde no Brasil

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) embarcou, nesta sexta-feira (11), para os Estados Unidos, onde participa como palestrante de uma conferência sobre oportunidades de investimento no setor de saúde no Brasil e visita centros de emergência em cidades americanas. A conferência Investing in Brazilian Healthcare Summit, que acontece em Nova Iorque dias 14 e 15 de novembro, será a primeira a dedicar um diagnóstico do mercado brasileiro para empresas, bancos e investidores americanos que atuam no setor.

O painel do senador é dedicado a descrever como a economia mais forte, uma melhor distribuição de renda e uma maior expectativa de vida dos brasileiros transformaram o setor de saúde do País. Sobre sua explanação ‘Visão Geral do Setor de Saúde no Brasil: Realidade Atual e Perspectivas Futuras’, o programa informa que o setor no Brasil pode movimentar U$ 130 bilhões em 2012.

Os organizadores da conferência destacam, no convite a Pinheiro, “a reconhecida atuação do senador na participação nos assuntos governamentais brasileiros, e especialmente pelo seu esforço contínuo para promover o desenvolvimento sustentável do Estado da Bahia”. Eles também reconhecem as políticas do governo baiano em ampliar o acesso à saúde pública, sendo “pioneiro na implantação, liderando as atividades pela expansão e modernização de sua rede, por meio de PPPs, com a construção do Hospital do Subúrbio”.

Segundo a produção do evento, os americanos estão interessados em participar do momento extremamente oportuno da economia brasileira, particularmente no setor de saúde, e a conferência oferecerá ao público presente informações sobre estrutura, oportunidades de investimento, considerações políticas e perspectivas jurídicas e constitucionais a diferentes setores, como os que atuam em hospitais, farmacêutica, seguros de saúde, laboratórios e equipamentos médicos.

Outros painéis abordam, por exemplo, o Brasil como um dos países cuja indústria farmacêutica responde a um mercado de 38% na América Latina. A conferência também traz informações sobre a diversidade de público e modelagem (filantropia, PPP, mista), a expansão do SUS através de programas como o Saúde da Família e o papel regulador da Agência Nacional de Saúde Suplementar no Brasil.

Centros de Emergência – Ainda em missão oficial, destacado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, o senador Pinheiro conhecerá a dinâmica dos Centros de Emergência de Nova Iorque e Miami, os chamados 911. O senador vem defendendo, em nível nacional, a adoção de centros de emergência para garantir uma cultura de defesa civil no Brasil.

Os centros de emergências unificariam, segundo o senador, num único número de contato os serviços de polícia, bombeiros, saúde e defesa civil. “A experiência de outros países na área de prevenção, inclusive com planos de contingência bem estruturados, tem evitado mortes e prejuízos para seus cidadãos. É a base de nossa proposta no Senado em criar o Programa Nacional de Centros de Emergências e Monitoração”, explica Pinheiro.

Outra iniciativa do senador, o Projeto de Lei nº 227/11, também corrobora com a idéia dos centros de emergência. Já aprovada na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, a proposta estabelece que parte dos recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-sal deve ser utilizado para prevenção de desastres naturais ou provocados por vazamento radioativo, além do atendimento às populações e áreas atingidas.

Para as visitas aos centros americanos, programadas para acontecerem até o dia 18, Pinheiro estará acompanhado do senador Cyro Miranda (PSDB-GO).

Fonte: Assessoria do senador Walter Pinheiro

Saiba mais sobre a conferência “Investing in Brazilian Healthcare Summit”

Conheça o PL 227/11

To top