Presidenta Dilma condecorada na Bulgária

Presidenta Dilma condecorada na Bulgária

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (5/10) a condecoração Stara Planina, a maior distinção da Bulgária. Ela afirmou estar “feliz e emocionada” de visitar a terra natal de seu pai, e frisou que desde que chegou ao país recebeu muitas manifestações de afeto. Pela primeira vez um chefe de Estado brasileiro realiza viagem oficial à Bulgária.

“Vemos na Bulgária um parceiro com o qual queremos trabalhar (…) em benefício de nossas duas sociedades, e também um parceiro com o qual buscaremos aprofundar o diálogo sobre toda a sorte de temas de interesse comum – crescimento econômico global, promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento – em nossas regiões e no resto do globo.”, afirmou a presidenta.

O governo brasileiro também concedeu ao presidente Georgi Parvanov a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Grã-Cruz, comenda entregue a personalidades estrangeiras.

Dilma Rousseff desembarcou em Sófia na última terça-feira (4/10), e foi recebida na manhã desta quarta-feira pelo presidente Georgi Parvanov em cerimônia oficial. Depois, se reuniu com o primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borissov, e participou de almoço em sua homenagem. A agenda prevê, ainda, uma visita à presidenta da Assembleia Nacional, Tsetska Tsacheva, a participação no encerramento do Fórum Empresarial e um jantar no Palácio do Governo.

Durante visita oficial de dois dias à Bulgária, a presidenta brasileira assina acordos nas áreas de educação, tecnologia de informação, energia e transportes. A visita servirá, ainda, para estimular a cooperação esportiva, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016, bem como identificar possibilidades de investimentos brasileiros na Bulgária. Além disso, serão examinados meios de incrementar o intercambio comercial, que em 2010 foi de US$ 147 milhões. Neste ano, até o mês de agosto, foram registradas trocas de US$ 113 milhões.

Fonte: Blog do Planalto

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

To top