Produção de gás natural é recorde em outubro

Depois de meses de quedas consecutivas a produção de petróleo no país voltou a subir em outubro, expandindo 4,6% em relação a setembro. A produção de gás natural também cresceu 1,7% em outubro, registrando recorde na produção nacional. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e indicam que a produção de petróleo atingiu a média diária de 2 milhões e 11 mil barris por dia em outubro, enquanto a produção de gás natural chegou a 73 milhões de metros cúbicos diários, superando a marca de junho de 2012 quando atingiu 72 milhões de metros cúbicos por dia.

ANP informa ainda que a produção total de petróleo equivalente (petróleo e gás natural) registrou em outubro 2,47 milhões de barris por dia. A agência atribui o resultado à produção do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, o de maior extração de óleo em outubro, com uma média diária de 326,8 mil barris de petróleo equivalente por dia. Aproximadamente 90% da produção de petróleo e 76,7% da de gás natural foram extraídos de campos marítimos, dos quais cerca de 94% têm origem em campos operados pela Petrobras.

A produção na camada pré-sal foi 181,6 mil barris de petróleo por dia e de 5,6 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, totalizando 216,7 mil barris de óleo equivalente, resultando em uma diminuição de 1,5% em relação a setembro. Apesar da queda entre setembro e outubro, ainda assim, a produção no pré-sal ficou acima dos 200 mil barris de petróleo equivalente pelo quarto mês consecutivo.

Agência Brasil

To top