Produção de veículos sobe 7,7% e é o melhor resultado para janeiro

 

Segundo a Anfavea, em 1 ano, o aumento
foi de 32%

Balanço divulgado, nesta quarta-feira (6), pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Autmotores (Anfavea), mostra que no primeiro mês de 2013 foram produzidos 279.332 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no Brasil. Assim como nas vendas, este foi o melhor mês de janeiro na história do setor em termos de produção. Os dados positivos devem-se ao estímulo dado pelo Governo Federal ao setor produtivo, em especial a redução da taxa básica de juros. Para o setor automotivo, houve a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O volume representa aumento de 7,7% sobre dezembro, quando foram produzidas 259.364 unidades, e de 31,9% sobre janeiro de 2012, quando saíram das linhas de montagem 211.764 veículos. A expectativa da Anfavea para o ano é de crescimento de 4,5% na produção, que deverá chegar à casa das 3,5 milhões de unidades. Para vendas, que têm batido recorde nos últimos anos, a previsão é de alta entre 3,5% e 4,5%, quase 4 milhões de veículos. O otimismo, segundo o setor, deve-se à expectativa de crescimento da economia brasileiras

Vendas
A venda de veículos também foi recorde em janeiro. Segundo as montadoras, foram licenciadas 311.453 unidades no primeiro mês do ano, um crescimento de 16% sobre o mesmo período do ano passado (268.273). A média diária foi de 13,5 mil unidades, segundo a associação. Sobre dezembro, quando foram licenciados 359.355 veículos, houve queda de 13,3%. O resultado era esperado em virtude de aquele ser tradicionalmente um mês de vendas mais aquecidas e de ter sido o último com o desconto cheio do IPI, que passou a ser reduzido a partir de janeiro.

Com informações do G1

Foto: blogdocarro.net 

To top