Programa ajudará estados e municípios a incrementar transparência

A medida visa a auxiliar os gestores no fortalecimento de uma cultura de acesso, transparência e participação.


O objetivo é auxiliar a implementação da Lei de
Acesso à Informação e a promoção da cultura de
transparência e de governo aberto

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília na semana passada, o programa Brasil Transparente. O objetivo da nova linha de atuação é auxiliar, em âmbito estadual e municipal, a implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11) e a promoção da cultura de transparência e de governo aberto. A medida visa a auxiliar os gestores no fortalecimento de uma cultura de acesso, transparência e participação. Segundo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, “depois de concentrar todos os esforços na bem-sucedida implementação da Lei de Acesso à Informação no âmbito do Governo Federal, a CGU poderá agora apoiar os governos subnacionais nessa tarefa, para que todo o país avance, de forma mais homogênea, na transparência e na abertura de informações públicas.”

A iniciativa funcionará por adesão, ou seja, os municípios e estados interessados deverão solicitar a cooperação técnica da Controladoria-Geral da União. Para isso, basta o interessado preencher o formulário de solicitação e aguardar o contato da CGU.

Para isso, o programa oferecerá aos interessados a distribuição de material técnico e orientativo, capacitação e a disponibilização do código-fonte do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). O Brasil Transparente contará com a atuação de 60 servidores da CGU nas ações de cooperação. No caso das capacitações de agentes públicos, serão feitos treinamentos nas modalidades presencial e virtual, abordando a Lei de Acesso à Informação e a transparência de um modo geral. O programa também disponibilizará materiais aos estados e municípios. Serão fornecidas publicações sobre a Lei de Acesso à Informação, transparência ativa, desenvolvimento de portais da transparência e acesso à informação, em geral.

O código-fonte do e-SIC, ferramenta desenvolvida pela CGU para controle e registro de pedidos de acesso a órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, será disponibilizado aos entes públicos interessados. A transferência será realizada por meio de Termo de Adesão. Pelo e-SIC, é possível fazer pedidos, acompanhar prazos, receber respostas de pedido por e-mail, interpor recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site www.cgu.gov.br/brasiltransparente e pelo email: [email protected].

Informações da CGU

To top