Está claro o desmonte do Estado e a inversão de valores, diz Humberto

Está claro o desmonte do Estado e a inversão de valores, diz Humberto

Humberto: estão querendo acabar com ações que beneficiam a população mais pobre para manter os privilégios dos mais ricosApós adotar cortes profundos nas áreas de educação e da saúde, o governo interino de Michel Temer (PMDB) ameaça, agora, programas sociais. Os novos alvos da gestão do peemedebista são a política de implantação de cisternas, o programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A possibilidade está sendo avaliada pelo ministro do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra (PMDB-RS), que já admitiu publicamente que não há recursos em caixa para a manutenção dos projetos.

“É um absurdo o que este governo provisório e ilegítimo está fazendo. Está claro o desmonte da estrutura do Estado e a inversão de valores. Estão querendo acabar com ações que beneficiam a população mais pobre para manter os privilégios dos mais ricos”, disse o senador.

Segundo Humberto, a extinção de projetos, como o de implantação de cisternas, vai afetar diretamente os pernambucanos. “O governo Dilma garantiu a construção de mais de 100 mil reservatórios de água da chuva para o consumo humano e para a produção. Mais de 60% dos municípios de Pernambuco estão sendo beneficiados pelo projeto. Foi por conta dessa ação que milhares de pernambucanos passaram a poder conviver com a seca com dignidade”, disse. Agora, o ministro fala em cortar exatamente uma ação como essa, que garante qualidade de vida e ajuda no sustento de moradores do semiárido. É inadmissível”, emendou.

Para o líder do governo Dilma no Senado, o argumento da falta de recursos “não convence”. “Em um governo, as coisas são feitas em uma ordem, obedecendo a prioridades, a um critério de importância. Cortar projetos que garantem água, apoio aos mais necessitados e ajuda aos agricultores de todo Brasil é uma irresponsabilidade. Mas se esse governo que aí está acha que vamos assistir a esse desmonte calados, se engana. Vamos ocupar as ruas, as redes, as tribunas. Não vamos deixar que este presidente sem legitimidade e sem voto golpeie de morte a população brasileira”, garantiu o senador.

Cancelamento de reajuste é reajuste
Humberto Costa também criticou a decisão do governo interino de cancelar o reajuste do programa Bolsa Família. O aumento tinha sido anunciado pela presidente afastada, Dilma Rousseff em maio deste ano e deveria começar a valer a partir desse mês. Segundo o senador, o corte prejudica 13,9 milhões de famílias no País, sendo metade delas no Nordeste.

“É inaceitável o que o governo provisório e golpista de Temer está fazendo. Retirando recursos já previstos pelo governo Dilma no orçamento para o Bolsa Família. Em compensação, Temer não teve nenhum pudor em aprovar uma pauta-bomba com 58 bilhões de reajuste para vários outros setores. Os gastos com o aumento para beneficiários do programa representariam apenas R$ 1 bilhão. Está clara quem é a prioridade deste governo e não é a população mais pobre e carente do País”, disse.

Apesar de não ter concedido o reajuste, o ministro Desenvolvimento Social e Agrário, o deputado Osmar Terra (PMDB), tinha dado garantia que iria honrar o aumento anunciado por Dilma. “É um governo temerário, que não respeitou a vontade de 54 milhões de brasileiros que elegeram a presidente Dilma. Eles falam e voltam atrás com a mesma velocidade em que podem trocar de roupa. É um desgoverno formado por homens brancos e ricos que governa para iguais”, questionou Humberto.

Em visita ao Recife na última sexta-feira (17), a presidente Dilma Rousseff também questionou o cancelamento do reajuste do Bolsa Família pelo governo interino. “É esse o governo da desigualdade, da mesquinharia com o nosso povo. Não pagar o reajuste do Bolsa Família é uma mesquinharia com o povo pobre desse país”, disse a presidente em ato no Pátio do Carmo, no centro da cidade, que reuniu milhares de pessoas.

Assessoria do senador Humberto Costa

Leia mais:

Política de cortes de Temer afeta camadas mais pobres, avalia Humberto

 

To top