Projetos do Acre são exemplos para outros estados, diz Anibal

Aníbal: projetos levaram em conta os
interesses dos pequenos produtores 

A visita do senador Wellington Dias (PT-PI) ao Acre, no último fim de semana, para conhecer dois projetos locais de desenvolvimento econômico e social, foi o tema central do discurso do senador Aníbal Diniz (PT-AC), na tarde desta segunda-feira (10) no plenário do Senado. Diniz.  Dizendo-se “orgulhoso” de ver experiências do Estado servindo de exemplo para outros entes da Federação, o senador fez questão de acompanhar a agenda do colega nos complexos acreanos de piscicultura e suinocultura,.

“Tenho certeza de que, desta forma, outros governos, Brasil afora, vão também se interessar por conhecer esse arranjo, essa solução que é utilizada para promover a melhoria da qualidade de vida do povo do Acre e que tem sido um dos caminhos adotados pelo Governo do Estado”, afirmou Aníbal Diniz, após explicar que os dois empreendimentos são fruto de uma parceria público-privada, mantida pelo Governo do Acre e que inclui a participação direta da comunidade local.

“Ao final da agenda com o senador Wellington Dias, trocávamos ideias a respeito no sentido de que só esses dois empreendimentos da administração Tião Viana já justificariam completamente essa gestão, porque realmente são empreendimentos muito interessantes que estão mexendo com a vida de milhares de pessoas”, enalteceu.

Produção de peixes
O Complexo Industrial da Piscicultura nasceu a partir da implantação do Programa Integrado de Piscicultura, que reúne soluções para os principais entraves observados durante todo o processo de produção de peixes no mercado nacional. O empreendimento é composto por uma fábrica de ração, um frigorífico de processamento de pescados e um Centro Tecnológico de Produção de Alevinos – onde se desenvolve pesquisas e técnicas modernas de criação de peixes recém-saídos do ovo.

“O primeiro aspecto que dificulta um piscicultor no Acre a ter sucesso no seu empreendimento é exatamente o acesso aos alevinos. O Complexo Industrial da Piscicultura já previu uma solução para isso e já executou esse centro de alevinagem, que já está em plena produção”, ressaltou o senador. “Há à disposição alevinos de pirarucu e de pintado para os piscicultores que se interessarem. O preço é bem abaixo daquele a que normalmente eles têm acesso”, completou.

Aníbal Diniz observou ainda que a política de fortalecimento da piscicultura acreana ainda investe na construção de açudes e tanques para os pequenos produtores. Além disso, os médios e grandes piscicultores têm como contratar financiamentos junto ao Banco da Amazônia, junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Criação de porcos
O Complexo de Suinocultura também trabalha todas as etapas de reprodução de leitões, desde o cuidado com os porcos durante a fase reprodutora até as fases de engorda. “Foi muito interessante ver como o arranjo que foi construído tem um ‘Quê’ de modernidade e que vai possibilitar a melhoria da qualidade de vida de pelo menos 55 famílias que vão estar diretamente integradas a esse centro de produção de suínos”, avaliou Aníbal.

O senador contou que durante a visita conheceu uma ex-dona de casa, que, para completar a renda da família, às vezes prestava serviço como diarista para aproximadamente R$ 200 por mês. Ao tomar conhecimento do programa do Governo, ela ingressou no projeto e já participa da primeira engorda de suíno de uma das unidades do complexo. A mulher, segundo Aníbal, está certa de que, a partir de agora, poderá pagar a faculdade para sua filha fazer medicina – “o sonho de sua vida”.

“São essas histórias de vida que fazem com que a gente goste da política, porque a política só faz sentido se, todos os dias, nos dedicarmos a projetos que contribuem para melhorar a vida do povo”, afirmou Aníbal Diniz.

Leia mais:

Aníbal mostra Complexo de Piscicultura a Wellington

To top