Proposta de Aníbal sobre Enem obrigatório está na pauta

A intenção é evitar a “maquiagem” que as escolas fazem ao escolher seus melhores alunos para a prova.

O projeto de autoria do senador Aníbal Diniz que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) obrigatório para todos os estudantes concludentes do ensino médio já está na Comissão de Educação do Senado e entrará na pauta da reunião desta terça-feira (12/06). A intenção do senador é evitar a “maquiagem” que as escolas fazem ao escolher seus melhores alunos e que são orientados a fazer o exame, “impossibilitando a clareza absoluta sobre o verdadeiro nível e a qualidade do ensino médio praticado no Brasil”, justifica.

Para Aníbal Diniz, “se tornarmos o Enem uma obrigatoriedade para todos os estudantes concludentes do ensino médio teremos um retrato mais preciso da qualidade do ensino no Brasil”, argumenta.

O senador do Acre lembrou ainda em eu pronunciamento que o Enem não é realizado em todos os municípios do país. No caso do Acre, três, dos 22 Municípios não são contemplados com a realização das provas. A situação foi apresentada pelo Secretário de Educação do Acre, Daniel Zen, e pela reitora da Universidade Federal do Acre UFAC) aos deputados federais Sibá Machado e Perpétua Almeida, que comunicaram o problema ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Aníbal Diniz afirmou que a UFAC solicitou ao governo do Estado, para que os municípios excluídos do certame também tenham o direito de realizar o exame, em faze das dificuldades de deslocamento dos alunos que moram em municípios isolados e concludentes do ensino médio para cidades mais próximas para participar do ENEM.

“Se há algum tipo de dificuldade para que o INEP execute ou faça o deslocamento de aplicadores para os municípios de Santa Rosa, Jordão e Marechal Thaumaturgo, que não têm ligação rodoviária, teriam que fazer ou via aérea ou pelos rios, o Governo do Acre se propõe até a ajudar no deslocamento desses avaliadores, aplicadores das provas, mas o fundamental é que haja prova do Enem em todos os Municípios do Acre”, disse o senador ao defender que as provas sejam aplicadas em todo Brasil.

“O ideal é que todas as escolas de ensino médio, em todos os Municípios brasileiros, tenham oportunidade de fazer o teste do ENEM com os seus alunos, tanto para provar a qualidade do ensino praticado na instituição quanto para oportunizar a esses alunos o acesso à universidade pública a partir das suas notas no Enem”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do senador Aníbal Diniz

To top