Receita do setor de serviços cresce 9,6% em setembro

Receita do setor de serviços cresce 9,6% em setembro

Taxa é a maior desde abril de 2013.

A receita do setor de serviços no Brasil teve um crescimento nominal de 9,6% em setembro de 2013,  em relação ao mesmo mês de 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor no País, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).

O segmento de serviços prestados às famílias registrou no Brasil uma variação de 9,5% em setembro sobre igual mês do ano anterior, inferior às taxas observadas em agosto (11,6%) e julho (12,8%). Neste segmento destacam-se os serviços de alojamento e alimentação com crescimento de 9,8% e Outros serviços registraram alta de 7,5%.

Os serviços de informação e comunicação registraram crescimento de 8,1%, superior às taxas de agosto (4,8%) e de julho (7,0%). Na área de tecnologia da informação e comunicação-TIC registraram variação de 8,0% e o setor de audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram crescimento de 8,5%. O segmento de informação e comunicação representou 29,1% em termos de contribuição relativa no mês contribuindo com 2,8 pp para a composição do índice geral.

O crescimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 9,0% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contra 6,3% em agosto e 8,6% em julho. Já a área de conhecimento cresceu 7,1% e os serviços administrativos e mão-de-obra, chegou a 9,8%.

O segmento de transportes, serviços auxiliares e correio registrou um crescimento nominal de 12,1% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, superior à taxa registrada em agosto (8,2%) e inferior à de julho (12,5%). Os dados revelam que as maiores taxas de crescimento foram registradas no transporte aéreo (23,9%) e aquaviário (21,7%). O terrestre registrou aumento de 11,3%.

Leia a íntegra da pesquisa

Com informações do IBGE
 

Leia mais:
 

Empresas de alto crescimento lideram geração de emprego no Brasil
 

Receita dos serviços aponta crescimento de 8,3% no ano

To top