Resultado do Prêmio Congresso em Foco sai hoje

O Prêmio Congresso em Foco, entregue todos os anos aos parlamentares que mais se destacaram na avaliação de jornalistas e internautas será entregue nesta noite, em clima de suspense. Em vez da divulgação prévia dos premiados, a organização do Prêmio preferiu revelar os nomes dos vencedores durante a festa, que acontecerá a partir das 20 horas, no Espaço Porto Vitória – casa de eventos em Brasília.

Esta é a sexta edição do Prêmio. Vários petistas estão entre os finalistas. Os senadores Eduardo Suplicy (SP), Lindbergh Farias (RJ) e Paulo Paim (RS) estão entre os mais votados para receber a premiação na categoria principal: melhor parlamentar do ano. O líder do PT, Humberto Costa (PE), é destaque entre os parlamentares que disputam nas categorias  Promoção da Saúde.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), o prêmio é não só estimulante, ainda mais agora pelo caráter de surpresa, mas “grande” pela valorização das boas práticas no Parlamento. “Democracia é uma obra permanente, dinâmica e coletiva. Cada um de nós é responsável por colocar uma peça nessa construção, tanto os que votam quanto os que são eleitos. Ao falar desse pequeno, mas grande prêmio do Congresso em Foco, quero fazer uma homenagem à democracia e ao nosso Parlamento”, discursou o congressista gaúcho, no convite que fez em plenário, na última terça-feira (1º), para a premiação. Figura frequentemente mencionada nas edições anteriores, Paim é o recordista de indicações neste ano: finalista na categoria principal e em outras três (“Defesa da democracia e cidadania”, “Defesa do consumidor” e “Promoção da saúde”).

Renda mínima, presença máxima

No Senado, de acordo com o último boletim de votação deste ano, divulgado na tarde de 30 de setembro, a peleja estava apertada entre o líder Cristovam Buarque (PDT-DF), com 8.084 votos; Eduardo Suplicy (PT-SP), com 7.200 preferências; e Lindbergh Farias (PT-RJ), com 6.468. Depois da divulgação do último boletim, os internautas votaram até 9 de outubro sob suspense absoluto, uma vez que não havia mais dados disponíveis sobre a disputa.

Mencionado entre os finalistas em todas as edições do prêmio, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse estar “muito feliz e honrado por, novamente, ter sido escolhido entre os melhores parlamentares por jornalistas e, em um segundo momento, internautas. Ainda mais porque, desde a primeira das seis edições do prêmio, todo ano me escolhem. Isso significa que meu trabalho aqui no Congresso tem sido reconhecido”, declarou o parlamentar paulista.

A votação deste ano foi encerrada às 24h do dia 9 de outubro, e produziu uma lista com 71 parlamentares bem avaliados por jornalistas especializados. Na verdade, pelo formato escolhido, todos os finalistas serão de alguma forma premiados. Todos serão homenageados no evento, com diplomas, placas e troféus aos vencedores das categorias.

Com informações do site Congresso em Foco

Leia mais:

Petistas se destacam no Prêmio Congresso em Foco

Senadores do PT concorrem ao Prêmio Congresso em Foco

PT foi o partido mais votado na Câmara e no Senado

To top