Ministro Ricardo Barros usa agenda oficial para fazer campanha eleitoral

Ministro Ricardo Barros usa agenda oficial para fazer campanha eleitoral

A agenda oficial do ministro apontava que na sexta (23) ele iria ao Paraná visitar um hospital em Apucarana (PR). Na realidade, porém, Barros desenvolveu intensa atividade eleitoral. Foto: Wilson Dias/Agência BrasilEnquanto Alexandre Moraes, ministro da Justiça, aproveitava uma atividade de campanha eleitoral para anunciar ações da Operação Lava Jato, outro integrante do ministério usava a agenda oficial — atividades custeadas com dinheiro público — para fazer propaganda para seus candidatos preferidos ao pleito do próximo domingo. Trata-se do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP) — aquele que já falou em “reduzir o SUS” para abrir espaço para os “planos de saúde populares” e atribuiu a superlotação de hospitais públicos às “doenças imaginárias” dos brasileiros, entre outras reflexões do mesmo quilate.

Segundo informa o jornal Folha de S. Paulo, o último final de semana de Barros foi intenso em atividades de campanha. Questionado sobre usar compromissos oficiais para atividades eleitorais, ele afirmou que “Temer liberou” essa movimentação na reta final das eleições.

A agenda oficial do ministro apontava que na sexta (23) ele iria ao Paraná visitar um hospital em Apucarana (PR). Na realidade, porém, Barros desenvolveu intensa atividade eleitoral, fazendo corpo a corpo na cidade de Flores, ao lado da candidata a prefeita de seu partido, Edna Contin (PP). Ele ainda participou de uma caminhada em Mandaguaçu com o candidato Dr. Gargantini (PSDB), além de comparecer a atos de campanha de Volpato (PSDB), em Sarandi, e Martini (PP), em Marialva. À tarde, Barros compareceu ao comitê de Ivonéia Furtado (PPS), candidata em Mandaguari. Em vídeo, ele disse que estava “a caminho” de evento oficial.

Já em Apucarana, local de agenda oficial do ministro, Barros foi recebido por Beto Preto (PSD), candidato à reeleição. Em texto distribuído à imprensa, a assessoria do prefeito informou que “mais uma reivindicação do prefeito Beto Preto foi atendida por Barros, que anunciou um aporte de recursos na casa de R$ 1,69 milhão por ano para o hospital” da cidade.

O ministro encerrou o dia com novo compromisso eleitoral. Às 18h, conforme registra imagem do relógio do candidato de Sabáudia, Almir Batista (PDT), ele participou de caminhada e fez discurso.

As cidades ficam na região de Maringá, reduto eleitoral de Barros e onde seu irmão, Silvio (PP), concorre à prefeitura.

Na quinta-feira (22) e nesta segunda (26), também se valendo de compromissos em agenda oficial para permanecer no Paraná, o ministro participou de campanha nas cidades de Colombo, Cianorte e São José dos Pinhais, entre outras.

PROMESSAS

De acordo com gravações feitas por campanhas de aliados, Barros prometeu construir um hospital em Marialva, em evento no dia 23 com o candidato Victor Martini (PP); transformar em referência o hospital de Foz do Iguaçu, em peça do candidato Chico Brasileiro (PSD); e levar mais recursos, “como ministro, com mais facilidade”, para Peabiru, ao lado de Wilson Carvalho (PP). As datas das duas últimas gravações não são informadas nos vídeos.

Indagado em vídeo sobre o hospital em Foz, o ministro respondeu: “Pode contar, Chico, com nossa articulação, nosso apoio. […]Foz do Iguaçu está enquadrada no nosso objetivo e vamos trabalhar juntos. […] Tamos juntos”.

Em Marialva, o candidato a prefeito disse que queria “firmar o compromisso” com o ministro para um novo hospital. Barros concordou, no que foi muito aplaudido pela plateia. Apoiadores do candidato repercutiram o “compromisso” de Barros para um novo hospital.

Com informações da Folha de S. Paulo

To top