RN é favorito para receber centro de conexões de voos da TAM, afirma Fátima

RN é favorito para receber centro de conexões de voos da TAM, afirma Fátima

Fátima: coração de Dilma torce pela vitória do Rio Grande do Norte na disputa com Pernambuco e CearáApós desmentir notícia de que a disputa por um centro de conexões de voos da Latam – controladora da brasileira TAM e da chilena Lan – estaria finalizada, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) destacou que os aspectos técnicos credenciam o Estado do Rio Grande do Norte como favorito a receber o empreendimento. O chamado hub, que pode ser traduzido como central de conexões de determinada companhia, é disputado também por Pernambuco e Ceará.

A parlamentar explicou que os norte-rio-grandenses viveram “momentos de bastante apreensão” quando foram veiculadas notícias de que a disputa pelo centro teria sido vencida por Pernambuco. “Eu quero dizer aqui que isso não é verdade. Quem vai escolher o Estado que vai sediar o hub da TAM é a empresa privada Latam. E digo mais: essa decisão será movida pelo viés estritamente técnico. Ou seja, o que será levado em consideração é qual Estado apresentará a melhor viabilidade do ponto de vista técnico e do ponto de vista comercial”, afirmou Fátima, em discurso ao plenário nesta terça-feira (1º).

Para a senadora, o Rio Grande do Norte oferece as melhores condições técnicas para a implantação do empreendimento no Estado, já que conta o aeroporto internacional de Natal São Gonçalo do Amarante – que é três vezes maior que o de Recife e quase 12 vezes maior que o de Fortaleza. “Além disso, temos condições de receber aviões de grande porte, como o A380. O único aeroporto no Brasil capaz de receber esse avião é o de São Gonçalo do Amarante”, disse.

A favor de Natal, ainda conta o fato de ser a região geográfica mais próxima dos Estados Unidos, da Europa e da África. Outro fator favorável é a alíquota do ICMS sobre o querosene de avião. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação é de 17%. Há redução da alíquota para 12% e, adicionalmente, para 9% para as empresas que criarem voos internacionais. No Ceará, essa alíquota é de 25% – com possibilidade de redução para 12% – e, em Pernambuco, a base de cálculo é de 25%.

O hub é um aeroporto que se caracteriza pela dimensão e atração de grande número de voos ou, também, onde uma companhia aérea possui sede, hangares ou terminais dedicados. O grupo Latam já iniciou análises de viabilidade para a iniciativa que pretende ampliar a atuação em voos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região. Serão 14 voos diários para a Europa e 46 para a América do Sul a partir do centro de conexões.

Os investimentos previstos para o centro são de R$ 4 bilhões e devem gerar mais de 10 mil empregos. O empreendimento deve ser implementado ainda neste ano e as operações estão previstas para começar em dezembro de 2016.

“Coração de Dilma bate pelo RN”

A senadora Fátima afirmou ter certeza de que a presidenta Dilma torce pelo Rio Grande do Norte para receber o hub. A modelagem do aeroporto São Gonçalo do Amarante foi feita enquanto Dilma foi coordenadora da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Dilma tem que adotar postura de neutralidade, mas sei que, no fundo, o coração da presidente Dilma bate pelo Rio Grande do Norte. Porque isso significa a consolidação de um projeto que teve participação muito especial dela. Portanto, coordenou todo processo que foi decisivo para que o Estado fosse o primeiro a adotar a parceria público-privada e ter o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante – principal trunfo para a gente se posicionar de forma tão forte e competitiva”, afirmou a parlamentar.

 

Leia mais:

Fátima quer centro de distribuição dos Correios e de conexões de voos no RN

To top