Royalties da mineração é prioridade para o Espírito Santo

A SRª ANA RITA (Bloco/PT – ES) – Eu gostaria também, Sr. Presidente, primeiro, de dizer que essa sessão de hoje é uma sessão histórica porque nós decidimos aqui hoje o futuro da Nação brasileira.
Apesar de estamos aqui defendendo os interesses dos Estados e, particularmente do Estado do Espírito Santo, entendemos que estamos também definindo aqui os interesses da Nação brasileira.
Queremos, com isso, dizer que acreditamos que a Câmara possa rever algumas questões que aqui nós não conseguimos garantir, no sentido de garantir o pacto já existente em função do que já está previsto hoje para o Estado do Espírito Santo e para o Estado do Rio de Janeiro. E mais do que isso, Sr. Presidente, eu acho que esta Casa deu uma demonstração de que é importante o diálogo e, em nenhum momento, se furtou a fazer o diálogo….tanto o relator do projeto quantos os demais senadores, não só das bancadas do Estado do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, mas quero fazer uma ressalva ao Senador Wellington Dias que esteve conosco o tempo todo no sentido de contribuir para que pudéssemos construir uma proposta que atendesse a todos os Estados brasileiros.
Lamentavelmente, nós não conseguimos chegar a este ponto, mas, de forma fraterna, democrática, conseguimos fazer um debate em bom tom, num tom razoável e isso engrandece esta Casa e nos orgulha de está aqui representado o Estado do Espírito Santo. E, mais do que isso, Sr. Presidente, possivelmente teremos outros momentos semelhantes a este, conforme já foi dito aqui, mas quero lembrar que vamos também discutir os royalties da mineração e o Estado do Espírito Santo, com certeza, vai ser um grande defensor também dessa questão, porque somos produtores desse importante produto da Nação brasileira.
Quero agradecer muito aos companheiros do Estado do Espírito Santo, que fizeram brilhantemente a defesa, bem como os companheiros do Estado do Rio de Janeiro e que, juntos, conseguimos manter a nossa posição. Lamentavelmente, não ganhamos, mas pelo menos fizemos a nossa parte e fizemos de forma muito digna.
Sr. Presidente, era isso que gostaria de dizer.
E dizer que o meu voto final do projeto é contrário.
Gostaria de fazer esse registro.

To top