Salário real nas indústrias cresce 5,1% em janeiro, informa IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (14/03) o balanço da atividade da indústria relativo a janeiro deste ano. Em que pese a variação negativa de 0,3% em relação a dezembro na geração de emprego no setor, o destaque foi o registro de que o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores teve crescimento de 5,1% na comparação com o mês de dezembro de 2011, quando o valor real dos salários recuou 1,8%.

A área de pesquisa do IBGE apurou que o resultado obtido em janeiro foi sustentado pela indústria de transformação, onde o valor real da folha de pagamento (os salários) cresceram 6,6%. A indústria extrativa, por sua vez, teve queda de 15,3% praticamente voltando aos patamares anteriores de novembro e dezembro do ano passado. Nesse período, o valor da folha havia crescido 15,6%.

De maneira geral, o IBGE também constatou que o valor da folha de pagamento real, em relação aos valores de janeiro de 2011, cresceu 4,4%. Esse desempenho configura o 25º resultado positivo consecutivo. Diante da crise financeira internacional e a estagnação da indústria de manufatura – o governo prepara uma série de medidas para alavancar o setor – esse resultado se deu num ritmo superior ao último trimestre de 2011, quando o valor real dos salários avançou 2,7%.

Marcello Antunes

Confira o resultado do levantamento feito pelo IBGE


To top