Sim, o Brasil é um país melhor – Por Wellington Dias

Dez anos depois de implantação de um governo democrático popular, o Brasil mostra uma nova cara.

O Brasil do passado deixou poucas saudades. Viveu uma ditadura feroz, foi refém do Fundo Monetário Internacional e teve um dos mais altos níveis de desigualdade social. Durante muito tempo, para grande parte da sociedade, restavam as filas do desemprego. E, para os assalariados, uma inflação que corroia os salários hora após hora.

Nosso País começou a mudar, de forma mais acelerada, a partir de 2003, quando a “esperança venceu o medo” e elegemos um trabalhador para a Presidência. Em oito anos, Luis Inácio Lula da Silva mudou a cara de nosso País. Hoje, dez anos depois de implantação de um governo democrático popular, com a presidenta Dilma Rousseff aprofundando as políticas que transformaram uma Nação inteira, o Brasil mostra uma nova cara.

A cara de um Brasil que está erradicando a pobreza. Em apenas dez anos, quase 40 milhões de pessoas foram retiradas da miséria. Enquanto a pobreza diminuiu, a mobilidade social cresceu. Cerca de 26 milhões de brasileiros deixaram as classes D e E; 35 milhões alcançaram a classe C e as classes A e B cresceram em 8,4 milhões de brasileiros.

Crescemos todos e a diferença da renda entre ricos e pobres é menor. Enquanto a renda dos 10% mais ricos cresceu 16,6%, entre 2001 e 2011, a renda dos mais pobres aumentou 91,2%. Empregos, salários melhores e políticas sociais implementadas pelo governo garantem a continuidade da ascensão de milhões de pessoas na pirâmide social.

Nos últimos dez anos, o governo do PT criou 19 milhões de empregos formais, gerando a menor taxa de desemprego que o país já viu. Com a política de valorização do salário mínimo, que teve um aumento real de 72% nos últimos dez anos, o trabalhador adquiriu um poder de compra jamais experimentado. 

E não foi só na economia que o Brasil mudou. A educação é uma prioridade do governo do PT, com a inclusão de milhões de brasileiros; a mortalidade infantil tem caído ano a ano. Não é à toa que a presidenta Dilma Rousseff, em seu segundo ano de mandato, foi aprovada por 78% da população.

O novo retrato do Brasil mostra que o PT governa com o coração. Trabalha olhando para os pobres e menos privilegiados. E é por isso que transformou nosso País numa Nação claramente mais feliz. E vamos fazer muito mais.

*Wellington Dias (PT-PI) é líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado

*Artigo publicado no jornal O Povo (CE)

To top