Ângela cobra solução para problemas dos servidores dos ex-territórios

Ângela defende MP para solucionar caso dos servidores do ex-territóriosA senadora Ângela Portela (PT-RR) propôs ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que seja enviado ao Congresso Nacional uma Medida Provisória concedendo, de imediato, a Vantagem Pecuniária Especial (VPE) – gratificação concedida à PM do Distrito Federal, aos policiais e bombeiros militares dos ex-territórios de Roraima, Rondônia e Amapá.

A proposta foi apresentada na reunião ocorrida nessa quarta-feira (13), no MPOG e com a participação de parlamentares dos estados envolvidos, para discutir sobre os vetos da presidenta Dilma à Lei nº 13.121/2015 – derivada da MP 660.

A lei, publicada na segunda-feira (11), trata da regulamentação da Emenda Constitucional 79, autorizando que os servidores dos antigos territórios do Amapá e Roraima entre 1988 e 1993 e estavam em exercício quando as regiões foram transformadas em estado, passem a integrar o quadro em extinção da União.

Ângela sugeriu que o governo federal elabore uma proposta referente à remuneração dos policiais e bombeiros dos ex-territórios. “Sugiro que esta proposta seja idêntica à Lei nº 10.486/2002, que trata da remuneração da policia do Distrito Federal, de forma a garantir à corporação todas as parcelas recebidas pela PM do DF”, defendeu a senadora.

A senadora ainda cobrou o esclarecimento, o mais rápido possível, sobre a questão do enquadramento dos servidores. “Quero que sejam rapidamente analisados os processos dos servidores comissionados, cooperativados, prestadores de serviço e recibados, para que se garanta logo o direito ao enquadramento desses servidores”, disse.

A situação dos aposentados, pensionistas e fiscais de tributos, que tiveram reivindicações vetadas na Lei 13.121, também esteve na pauta da reunião. Sobre os auditores fiscais do ex-território de Roraima, Ângela defendeu a reivindicação desse segmento, esclarecendo que eles necessitam apenas da legalidade do pagamento do subsídio dos auditores da Receita Federal, pois estes já recebem o benefício desde novembro de 2014.

Os representantes do Ministério do Planejamento se comprometeram em analisar as propostas apresentadas, se dispondo, ainda, a rediscutir o assunto em outras reuniões, com as categorias funcionais envolvidas.

Com informações da assessoria da senadora Ângela Portela

 

Leia mais:

Ângela quer mudanças em proposta que beneficia servidores de ex-territórios

To top