Ato comemora 10 anos de gestão do PT no Governo Federal

Partido discutiá avanços conquistados ao longo de sua administração em seminários promovidos em todo País. Novas propostas estão em debate.

No dia 20 deste mês, o PT vai realizar um ato de comemoração dos 10 anos do Governo Democrático e Popular iniciado em 2003 com Luiz Inácio Lula da Silva e continuado com a presidenta Dilma Rousseff. O evento, organizado pela direção nacional do partido, vai servir como uma preparação para debates que serão feitos por todas as regiões do País.

De acordo com o secretário nacional de Organização do partido, Paulo Frateschi, o objetivo dos seminários é “construir uma narrativa própria do PT” ao lado da militância, com a chegada da legenda à Presidência da República e as mudanças promovidas no Brasil durantes estes 10 anos, que têm impulsionado a inclusão social e a redução da desigualdade e melhorado o ambiente financeiro e econômico brasileiro para garantir o crescimento da economia. “Nós temos uma quantidade enorme de material que demonstra o combate à pobreza feito pelo nosso governo, que também diminuiu as desigualdades, investiu no mercado interno. Não aceitamos a tese de que é preciso crescer para dividir. Nós fomos dividindo com o povo brasileiro ao mesmo tempo em que crescemos”, afirmou o secretário.

O evento contará com a presença do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma e será comandado pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Durante o ato, serão anunciadas propostas e objetivos do PT e haverá a exposição de material sobre o projeto democrático e popular defendido e implementado pela legenda. O ato de comemoração vai contar com a participação de membros do Diretório Nacional e Executiva do Partido, além de parlamentares e prefeitos. O hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi em São Paulo foi escolhido para realizar o evento a partir das 18h.

Modo petista
O chamado modo petista de governar começou a ser sistematizado a partir de 1988, com a eleição dos primeiros prefeitos pelo Partido dos Trabalhadores — no pleito municipal anterior, em 1982, o PT havia conquistado apenas a Prefeitura de Diadema (SP). O desafio era traduzir o programa do PT, seus princípios, bandeiras e postulados, na formulação e condução das políticas públicas e para a prática diária de um Executivo.

Baseado no estímulo à participação popular — garantia de controle social sobre as gestões—, na inversão de prioridades (voltar a gestão pública para os segmentos que mais precisam do Estado), na ética e na transparência, o Modo Petista de Governar também estimula a troca de experiências entre as diversas administrações. Hoje, um banco de políticas públicas mantido pela Escola Nacional de Formação do PT sistematiza experiências bem sucedidas em governos petistas.

Conheça o banco de políticas públicas do PT 

Confira o convite do ato do PT

 

Com informações do PT Nacional

To top