“Banda larga é um instrumento de superação de desigualdades”

O senador Walter Pinheiro (PT/BA), que participa do Congresso Mundial de Telefonia Móvel, em Barcelona, destacou a importância das inovações tecnológicas como instrumento de melhorias na qualidade de vida dos cidadãos. “A banda larga tem que ser usada como instrumento para superação das desigualdades e também para promover o desenvolvimento local”, enfatizou o senador. Nesta quarta-feira (4), Pinheiro acompanhou um painel com experiências no campo chamado de “cidades inteligentes”, com o uso da banda larga em serviços como segurança e saúde.

O senador ressaltou que o pleno funcionamento das “cidades inteligentes” exige a expansão do acesso dos cidadãos às novas tecnologias. “Cidades inteligentes precisam de cidadãos conectados” e capazes de compreender e utilizar as ferramentas tecnológicas.

“O crescimento e a inovação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dependem da qualidade e do desempenho da rede de banda larga”, pondera Pinheiro. Ele lembra a previsão de especialistas da área de que, até 2020, o planeta terá uma sociedade conectada com 50 bilhões de conexões. “A capacidade de realizar está associada ao desafio de fazer os serviços chegarem ao cidadão. Ter banda larga sem conteúdo não resolve, e levar conteúdo sem banda larga é impossível”.

A conferência, organizada pela GSMA, a associação das principais operadoras de telefonia móvel do mundo, acontece até amanhã (5), no recinto de feiras de Gran Vía de Hospitalet, em Barcelona e reúne as grandes empresas como Samsung, Nokia, Sony, HTC, Acer, MasterCard, Huawei, Intel e Microsoft.

Veja aqui a Programação Completa

Site do evento: http://www.mobileworldlive.com

Leia mais: 

Pinheiro: banda larga tem que ser usada para o desenvolvimento e superação das desigualdades

Pinheiro visita estande de empresas brasileiras no MWC, em Barcelona

Congresso MWC/GSWA: Delegação Brasileira conhece soluções tecnológicas para o dia a dia da população

Desenvolvimento de cidades inteligentes é tema de congresso mundial

MWC/GSWA: Líderes vão discutir estímulos à inovação para a sociedade conectada

To top