CMO: Paim relata avanços nas discussões em prol dos aposentados

Senador retoma negociações para garantir no Orçamento de 2013 reajuste real para aposentados e pensionistas e apresentas emendas à LDO.

CMO: Paim relata avanços nas discussões em prol dos aposentados

Membro titular da Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Paulo Paim (PT-RS), permanece em negociação com seus colegas de colegiado e com o Executivo, para que a peça final da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao ano de 2013 contenha emenda que garanta o ganho real para aposentados e pensionistas do Regime geral da União.

Paulo Paim, em entrevista ao site da Liderança do PT no Senado, disse que, a maior parte das emendas que apresentou à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tenta garantir o reajuste real das aposentadorias e pensões dos beneficiários da Previdência Social. “Já aprovei nas comissões, 29 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Destas, inúmeras são para garantir recursos para aposentados e pensionistas”, disse.

O senador, que apresenta algumas possibilidades para o reajuste dos ganhos dos aposentados, em suas emendas, também salienta que mantém constantes negociações com as representações dos aposentados, para que o conteúdo das emendas corresponda às expectativas dos aposentados.

“Essa semana eu conversei com o presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil e ajustamos a questão da apresentação de emendas que poderão ser baseadas no crescimento da base salarial do País para refletir no aumento dos aposentados e pensionistas, como pode ser contando com uma parte do aumento do Produto Interno Bruto, como foi o reajuste dado pelo presidente Lula, quando reajustou as aposentadorias com 80% do PIB”, explicou Paim.

Além de discutir com as lideranças dos aposentados, Paim informou que também mantém diálogos com o Executivo, para que ocorra um entendimento entre as expectativas dos aposentados e as possibilidades do Governo Federal. “Nós também estamos negociando com a Previdência Social. Eu ainda terei uma reunião com o ministro Garibaldi Alves antes do recesso parlamentar, para ver se conseguimos ajustar a redação para essa questão do ganho real dos aposentados”, revelou.

Conheça a Lei 3299/08, de autoria do senador Paulo Paim


Leia mais:

Comissão aprova emendas de Paim e Ângela Portela à LDO

To top