Dilma diz ‘custo Brasil’ vai cair com 2ª fase do programa de infraestrutura

Dilma: pedágio tem de ser uma referência de justiça para a populaçãoDurante a assinatura do contrato de concessão para exploração do pedágio da ponte Rio-Niteroi, cuja tarifa vai ficar 29% mais barata a partir de 1º de junho, a presidenta Dilma Rousseff  antecipou que a segunda etapa do programa de infraestrutura do governo federal, com previsão para ser apresentada aos investidores no mês que vem, vai ter efeitos muito mais benéficos para o País, como os alcançados durante a implantação da primeira etapa.

Segundo antecipou a presidenta, a segunda etapa será “um pouco mais amplo”, abrangendo não apenas rodovias, “mas também , ferrovias, aeroportos, portos e outras concessões”.

Ainda segundo a presidenta, a segunda fase dos investimentos configura uma nova forma de concessão, com duas características principais. “A primeira é o fato de que, como é importante para o País, a redução do custo Brasil”. A outra é a geração de infraestruturas de maior qualidade, construídas e concluídas em um período de tempo mais curto, em cerca de cinco anos. E o pedágio começa a ser cobrado quando 10% da obra estiver concluído.

Dilma enfatizou que a questão do pedágio é importante porque cria uma referência para a população de que a obra está sendo feita e a tarifa é absolutamente justa. Ela lembrou que tal procedimento só acontece quando se trata da primeira concessão, o que não é o caso da Ponte Rio-Niterói. Sobre a ponte, acrescentou ainda que o projeto foi muito bem-sucedido. “Conseguimos, nesse período, licitar 5.349 quilômetros de rodovia federal. E licitar em forma de concessão à iniciativa privada. Isso vai significar, ao longo do tempo, R$ 32 bilhões de investimento”.

Novo programa de investimentos em infraestrutura mostra maturidade

A presidenta Dilma disse creditar que o novo programa de investimentos em infraestrutura do governo terá o mesmo sucesso que o primeiro. “Assim, hoje é um dia que eu considero especial. Acho que, no Brasil, transitar para a segunda etapa de concessão é algo importante, que mostra que o País tem maturidade suficiente para ter projeto de concessão [em que] as regras foram observadas, cumpridas. Que não houve desequilíbrio no contrato”.

De acordo com ela, isso significa robustez em um projeto de concessão. “Significa que o projeto de concessão brasileiro é credível e é forte, o que vai possibilitar não só mais 30 anos para Ponte Rio-Niterói, mas que as nossas novas concessões, que vão ser feitas a partir desse anúncio em junho, também sejam muito bem-sucedidas”.

(Com informações do Portal Brasil)

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