Donizeti Nogueira enfatiza papel das escolas que formam jovens agricultores

Donizeti Nogueira enfatiza papel das escolas que formam jovens agricultores

Donizeti: “Essas escolas devem integrar uma estratégia de desenvolvimento rural “O papel das escolas família agrícola — instituições que aliam a instrução escolar convencional à formação específica para o cultivo da terra — foi ressaltado pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO) em pronunciamento ao plenário, na última terça-feira (19). “Essas escolas devem integrar uma estratégia de desenvolvimento rural”, defendeu. O objetivo maior dessas instituições é formar os jovens, especialmente dos pequenos municípios com economia eminentemente agrária, com a visão empreendedora “de que podem desenvolver-se e ascender econômica e socialmente na terra onde estão seus pais e ir promovendo, assim, o desenvolvimento econômico e social, a partir do campo, fazendo, inclusive, crescer as cidades”, explicou o senador.

Donizeti apoia a concepção do Ministério do Desenvolvimento Agrário segundo a qual os municípios com até 20 mil habitantes poderiam se beneficiar de um novo planejamento para seu desenvolvimento econômico e social. “Não mais a partir da visão da cidade, mas da visão vindo do rural, uma visão de ruralidade para poder projetar o desenvolvimento desses pequenos municípios, porque a solução para o desenvolvimento econômico e social dos pequenos municípios está no campo”.

Recentemente, o senador teve a oportunidade de visitar a Escola Família Agrícola Deputado José Porfírio, em seu estado, o Tocantins. O nome da instituição é uma homenagem a José Porfírio, o primeiro deputado camponês do País, que figura entre os desaparecidos da ditadura. “Fiquei muito emocionado com o empenho dos professores, da diretora e do prefeito da cidade em fazer aquela escola funcionar”. O senador também participou da inauguração da Escola Família Agrícola Padre Josimo Moraes Tavares, “outro homem vítima da violência do latifúndio, que foi assassinado há 30 anos”.

 

O Padre Josimo foi um grande defensor da Pedagogia da Alternância que orienta a concepção das escolas família agrícola. Essa pedagogia começou a ser formulada na França e pretende assegurar uma educação adequada à realidade dos filhos dos trabalhadores da agricultura familiar, mantendo o vínculo dos jovens com a terra e valorizando essa relação. 

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