“É momento muito difícil até para a gente se expressar”, diz Humberto

“É momento muito difícil até para a gente se expressar”, diz Humberto

Humberto: “É importante registrar, em nada do que foi dito até agora, há qualquer tipo de envolvimento ou participação do governo”Em entrevista para a imprensa logo após a reunião da bancada do PT e dos partidos do bloco de apoio no Senado, o líder Humberto Costa (PT-PE) afirmou que os senadores ainda não têm conhecimento das informações que embasaram a determinação da prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). A seguir, confira a entrevista:

Repórter – Qual a posição do partido, o que vocês discutiram a respeito da prisão do senador Delcídio?

Humberto Costa – Na verdade, todos nós, todos os senadores estão impactados com esse fato, com os eventos acontecidos e, naturalmente, que nós vamos conversar agora para ter conhecimento de tudo o que aconteceu. Não temos nada além daquilo que foi divulgado pela imprensa. Vamos avaliar as informações oficiais que devem estar chegando do Supremo Tribunal Federal agora. Teremos uma reunião de líderes também, daqui a pouco, com a presença do presidente da Casa onde vamos discutir o que fazer em nome do Senado Federal. É importante registrar, em nada do que foi dito até agora, há qualquer tipo de envolvimento ou participação do governo. Isso é importante dizer e, finalmente, nós entendemos que esse fato por mais grave que seja, ele não deve contaminar a atividade legislativa do Congresso brasileiro porque nós temos temas gravíssimos da importância e do interesse do País – e devemos fazer com que eles continuem andando. Então, após a reunião dos líderes com o presidente da Casa nós vamos nos manifestar.

Repórter – A orientação é essa, do Palácio do Planalto, de manter o ritmo dos trabalhos e manter as votações?

Humberto Costa – Sim. Acho que o governo está preocupado com isso. Nós temos aí assuntos muito importantes que estão pautados e não queremos que essa pauta seja interrompida por esse fato, como eu disse, por mais grave que ele seja.

Repórter – O senhor convive há muito tempo com o Delcídio, é um momento difícil né?

Humberto Costa – Sem dúvida é um momento muito difícil até para a gente se expressar, mas vamos nos posicionar de forma clara e transparente.

Repórter – Apesar de o governo não estar envolvido diretamente, o fato da prisão do líder do governo acaba chamuscando ainda mais o governo em si?

Humberto Costa – Veja, não há nenhum fato patrocinado pelo governo. De tudo o que foi dito até agora, são questões que correm totalmente ao largo do governo.

Repórter – O senhor diria que a situação é estado de choque?

Humberto Costa – Sim. Todos nós estamos muito sob o impacto disso que aconteceu. Pela primeira vez na história da nossa República e até do Império que isso ocorreu. Vamos analisar os fatos para termos uma posição clara, transparente e, ao mesmo tempo, que dê à nação uma resposta.

Repórter – Já há um novo líder do Governo no Senado?

Humberto Costa – Não. É uma coisa do governo.

Repórter – Hoje vai votar a repatriação?

Humberto Costa – Não sei se hoje vai ter sessão do Congresso Nacional. Nós vamos discutir.

 

Marcello Antunes

To top