Em audiência, empresários elogiam o Programa de Proteção ao Emprego

Em audiência, empresários elogiam o Programa de Proteção ao Emprego

José Pimentel: PPE ajuda o Brasil a atravessar a crise sem gerar desempregoA medida provisória que cria o Programa de Proteção ao Emprego recebeu apoio de diversas entidades representativas dos empresários, nessa terça-feira (8). Em audiência pública realizada pela comissão mista que analisa a matéria, os participantes destacaram a importância da medida para evitar o desemprego neste momento de crise econômica.

A MP 680 prevê a redução de jornada de trabalho e da remuneração em até 30%, com a complementação da metade da perda salarial por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT/CE), acompanhou a audiência. Ele afirmou que o programa ajuda o Brasil a atravessar a crise sem gerar desemprego, destacando que outras medidas estão sendo discutidas para que a economia volte a crescer. “Ao mesmo tempo em que o governo adota medidas para vencer a crise, também estamos elaborando propostas para retomar o crescimento de País”, destacou.

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku, afirmou que o PPE pode ser visto como um seguro-emprego, pois “protege o trabalhador antes que ele perca o seu emprego e não só depois da demissão”. Yabiku destacou que o programa é “o instrumento perfeito para ultrapassar eventuais crises econômicas.”

Para o representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pablo Carneiro, a proposta necessita apenas de ajustes pontuais. “Precisamos garantir mudanças que desburocratizem o programa, facilitando a adesão de um número ainda maior de empresas”, disse.

O representante da Federação das Indústrias de Rio de Janeiro (Firjan), Pedro Capanema Lundgren, afirmou que “medidas como o PPE são sempre bem-vindas”. Ele considera o programa “uma evolução da legislação trabalhista no que diz respeito à redução da jornada de trabalho e do salário”.

A exigência de comprovação da regularidade fiscal para adesão ao programa foi apontada como um problema, pelo representante da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Henrique Schoueri. Ele afirmou que o critério pode prejudicar o PPE, destacando que os empresários em dificuldades por conta da crise dificilmente estarão com todos os impostos em dia. “Mas os inadimplentes não são sonegadores. Por isso, devem ter tratamento diferenciado”, considerou. 

Assessoria do senador José Pimentel

Leia mais:

Centrais sindicais manifestam apoio ao Programa de Proteção ao Emprego

Programa de Proteção ao Emprego mantém trabalho e renda, diz Humberto 

Governo federal lança programa que vai assegurar empregos no País

 

 

To top