Evento mundial de tecnologia traz soluções para cidades e população

Senador Walter Pinheiro acompanha o Mobile World Congress 2013, que apresenta políticas de desenvolvimento científico e tecnológico e seus aplicativos.


“Mobilidade é uma das prioridades apresentadas,
além de aplicativos para educação à distância
e para saúde”

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) integra a delegação brasileira que acompanha o GSMA Mobile World Congress 2013 – evento mundial de tecnologia móvel realizado em Barcelona, na Espanha. Ele destacou a importância dos vários sistemas e aplicativos apresentados, com novas tecnologias benefício da população. “Conhecemos sistemas para controle e monitoramento em ações de defesa civil, por exemplo. Mobilidade é uma das prioridades apresentadas, além de aplicativos para educação à distância e para saúde”, relata o senador.

As políticas de desenvolvimento científico e tecnológico e seus aplicativos para segurança também ganham destaque no encontro, que antecipa soluções inteligentes que podem garantir o sucesso de grande eventos, como a Copa 2014, no Brasil, com maior integração dos usuários com os centros de emergência. Durante o evento, Pinheiro conheceu o funcionamento de serviços que garantem a integração das arenas esportivas com os centros de emergência, por exemplo. Ele também conheceu aplicativos para cidades, com foco em mobilidade, transporte e logística. “Também fui apresentado a soluções que garantem melhor fluxo de informação para melhor atender a população”.

Solução auto-sustentável e Convergência 

Uma demonstração que chamou a atenção da delegação brasileira em Barcelona foi o uso de tecnologias que trazem soluções auto-sustentáveis e ampliam o acesso aos serviços, como de energia e comunicação. “As novas tecnologias garantem fornecimento de energia de baixo custo para comunidades não atendidas pelas companhias de energia, ampliando o número de usuários. Soluções para as cidades, com impacto relevante na gestão pública”, diz Pinheiro.

O parlamentar destaca também o uso da ‘Femtocell’ e o sistema ‘smallcell’, que resolvem o impasse das antenas e aproxima o atendimento garantindo eficiência e qualidade. “As novas tecnologias para melhorar o acesso e a convergência com áreas rurais também ganham espaço nas apresentações da edição deste ano do evento, com estruturas de rede para regiões remotas e da zona rural”, anota.

O senador Pinheiro participa do GSMA, que termina na próxima quinta-feira (28), representando a CCT, Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. O programa da conferência traz a oportunidade de vários debates sobre os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, inovação tecnológica, oportunidades de mercado, a próxima geração de serviços e dispositivos que estão moldando as comunicações móveis no mundo.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

Pinheiro: Brasil entrou na rota mundial de produção de tecnologia

Pinheiro conhece centros de emergência avançados

To top