Frente Brasil Popular promete intensificar disputa de corações contra o golpe

Frente Brasil Popular promete intensificar disputa de corações contra o golpe

Foto: Fernando Frazão/Agência BrasilA Frente Brasil Popular divulgou nota, nesta terça-feira (28), em que afirma que intensificará a “disputa dos corações e mentes da classe trabalhadora” e de setores que ainda estão observando a disputa política para barrar o golpe em curso contra a presidenta Dilma Rousseff.

Além disso, haverá concentração no convencimento de senadoras e senadores, com o intuito de obter os votos necessários para o retorno de Dilma ao cargo conquistado com mais de 54 milhões de votos. “Um retorno que se dará nos marcos de um programa a ser divulgado pela presidenta numa ‘Carta compromisso ao Povo Brasileiro’”, diz trecho da nota.

Zelando pela unidade e pelo consenso, diante das diferentes alternativas apresentadas em torno de uma saída política para o País, o grupo enfatiza que qualquer das opções em discussão está condicionada ao retorno da presidenta Dilma, ou seja, a rejeição pelo Senado do espúrio pedido de impeachment.

Entre as opções estão: plebiscito para antecipação de eleições presidenciais ou eleições gerais; plebiscito para antecipação de eleições e para realização de uma reforma política; plebiscito para convocação de Constituinte exclusiva para Reforma Política.

Ao rasgarem a Constituição e patrocinarem um impeachment ilegal contra uma presidenta da República que não cometeu qualquer crime de responsabilidade, os golpistas, segundo a Frente, promovem uma escalada reacionária contra conquistas duramente alcançadas durante os governos de Lula e Dilma.

Leia a íntegra da nota:

Nota da Frente Brasil Popular

Fruto de um golpe desferido contra a presidenta Dilma Rousseff pelo grande capital, por funcionários do aparato do Estado e com apoio ostensivo da mídia monopolizada, o governo ilegítimo do vice usurpador Michel Temer vem executando, a toque de caixa, um programa antipopular, antidemocrático e antinacional.

Ao rasgarem a Constituição e patrocinarem um impeachment ilegal, pois a presidenta não cometeu qualquer crime de responsabilidade, os golpistas promovem uma escalada reacionária contra conquistas duramente alcançadas durante os governos de Lula e Dilma. Assim, ameaçam direitos sociais e trabalhistas; já abriram caminho para o controle das empresas aéreas nacionais por companhias estrangeiras; liberaram a venda de terras brasileiras para grupos internacionais; anunciam a intenção de revogar a CLT e votar o malsinado PL 4330, da terceirização; fixam teto para gastos da saúde e da educação, mas não para o pagamento de juros; enfim, preparam o terreno para, num segundo momento, liquidarem com os direitos dos aposentados e com a lei do salário mínimo.

Ao escolher o atalho do golpe para apossar-se do governo, o traidor Temer não hesitou em cercar-se do que há de pior no atual sistema político brasileiro, contaminado pelo financiamento empresarial e pela corrupção. Não por outra razão, já foi obrigado a livrar-se de três ministros, enquanto outros acusados de inúmeros malfeitos esperam sua vez de serem alcançados pelas mãos da Justiça, como é o caso de um dos mentores do governo interino, o notório presidente afastado da Câmara dos Deputados.

Com pouco mais de um mês no comando, o atual governo já arranhou o prestigio de nossa política externa altiva e ativa, sinalizando para a humilhante submissão do alinhamento automático com as grandes potências.

Já não bastasse o condenável atentado contra o regime democrático, este sintético prontuário das primeiras ações do governo golpista impõe a todos nós a tarefa de enxotá-los o mais breve possível. Com a força das mobilizações, com a luta contra a revogação de direitos e pelo respeito à soberania do voto popular violada até agora na Câmara e no Senado.

Nos, mais de uma centena de entidades e de partidos políticos do campo democrático que integramos a Frente Brasil Popular, temos Iutado sob as consignas do “ Não ao Golpe, Fora Temer” e “Nenhum Direito a Menos”. E pretendemos prosseguir neste combate, em conjunto com a Frente Povo sem Medo e com todos e todas empenhados (as) em derrotar os golpistas e construir um País livre, justo, inclusivo, soberano, sem qualquer tipo de discriminação e preconceito

Ao mesmo tempo que devemos seguir mobilizando as ruas, decidimos experimentar novas formas de luta. Resolvemos intensificar a disputa dos corações e mentes da classe trabalhadora e de setores que ainda estão observando a disputa política, além de nos concentrarmos no convencimento de senadores e senadoras, com o intuito de obter os votos necessários para o retorno da presidenta Dilma. Um retorno que se dará nos marcos de um programa a ser divulgado pela presidenta numa “Carta compromisso ao Povo Brasileiro”.

Zelando pelo princípio da unidade e do consenso na Frente, diante de diferentes alternativas apresentadas em torno de uma saída política para o País (plebiscito para antecipação de eleições presidenciais ou eleições gerais; plebiscito para antecipação de eleições e para realização de uma reforma política; plebiscito para convocação de Constituinte exclusiva para Reforma Política), temos a propor o seguinte:

1. 1. Qualquer das opções está condicionada ao retorno da presidenta Dilma, ou seja, a rejeição, pelo Senado, do espúrio pedido de impeachment;

2. 2. Explicitar que as iniciativas dos senadores, como é óbvio, são de Iivre arbítrio deles, não devendo estar condicionadas à posições da FBP, embora ela sempre esteja aberta ao diálogo e ao debate político de eventuais propostas;

3. 3. Solicitar aos senadores que apresentem, com o número mínimo regimental de apoios necessários, sua proposta de antecipação de eleições;

4. 4. Aferir, entre os eventuais senadores proponentes de um decreto legislativo convocatório de plebiscito, a disposição de votarem contra o impeachment;

5. 5. Renovamos nossa disposição de prosseguir na campanha contra o golpe e por nenhum direito a menos, reavaliando, a cada passo, a tática e 05 movimentos para atingirmos nosso objetivo.

Leia mais:

Grande mídia divulga apreensão mentirosa de moto, apenas porque Dilma passeou nela

To top